São Paulo, segunda-feira, 08 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gandelman reúne astros
da MPB em CD

Com Chico Buarque e Luiz Melodia, músico faz releitura instrumental de sambas-canções e bossa nova

CARLOS CALADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um dos melhores projetos deste ano na música brasileira, que chega às lojas em CD e DVD, é comandado por um instrumentista. "Sabe Você", de Leo Gandelman, inclui participações especiais de grandes cantores e compositores do gênero, como Milton Nascimento, Chico Buarque e Caetano Veloso, mas é um trabalho de essência instrumental.
"Até perguntei à Leila Pinheiro como ela se sentiu fazendo um solo no meu disco", diverte-se o saxofonista carioca, que já participou de centenas de gravações e shows de cantores, comentando a inversão de papéis. "Neste disco a voz aparece como aquele cara que faz participação especial num filme: entra, dá um tiro e desaparece. Esses cantores e amigos foram muito generosos comigo e com a música."
Gandelman conta que depois de lançar um CD dedicado à obra de Radamés Gnattali, em 2006, pensou em fazer "um disco de baladas, num ambiente acústico e bem jazzístico". A inspiração maior veio de "Ballads" (1962), cultuado álbum do saxofonista John Coltrane, que freqüenta sua cabeceira desde a adolescência.
"Todos os grandes músicos do jazz, como Miles Davis, Bill Evans e Charlie Parker, gravaram um disco de baladas, em algum momento. O "Ballads", do Coltrane, me levou a imaginar como seria a música brasileira tocada daquela maneira."
No repertório selecionado por Gandelman entram conhecidos sambas-canções e clássicos da bossa nova, como "Pra Machucar Meu Coração" (de Ary Barroso), "Sabe Você?" (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes) e "Só Por Amor" (Dolores Duran e Tom Jobim), que incluem participações de Ney Matogrosso, Leny Andrade e Lirinha, respectivamente.
"Achei muito legal o Chico (Buarque) dizer que gostou de ver a música dele ("Futuros Amantes') viajando. O que eu queria era justamente tocar música brasileira da forma que eu gosto, intimista e com instrumentos acústicos", diz.
As gravações ganharam um tratamento especial, na versão em DVD. Gandelman, que chegou a ser fotógrafo profissional antes de se destacar como músico, desenvolveu com a equipe da Urca Filmes e o diretor de fotografia Lula Carvalho um projeto visual sofisticado, em preto-e-branco, com cenas de bastidores das gravações e belas imagens noturnas do Rio.
"Não é um show nem um documentário. É um ensaio visual sobre um ensaio musical", define o músico, que também acaba de compor a trilha sonora do filme "Budapeste", baseado no romance de Chico Buarque.
Com exceção do experiente violonista Lula Galvão, a banda atual de Gandelman, formada por David Feldman (piano), André Vasconcelos (baixo) e Allen Pontes (bateria), é bem jovem. "Eles são sub-30, mas tocam com maturidade", diz o líder, que planeja shows do "Sabe Você" para março de 2009. "Estou planejando tudo devagar, em ritmo de balada", conclui o saxofonista, rindo.


SABE VOCÊ
Artista: Leo Gandelman
Lançamento: EMI
Quanto: R$ 28 (CD) e R$ 36 (DVD), em média
Avaliação: ótimo



Texto Anterior: "Cancioneiro" ressalta força de Chico
Próximo Texto: Gastronomia: Adrià e Troisgros trocam "clássicos"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.