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MÚSICA/LANÇAMENTOS
CDs comprovam maturidade dos instrumentistas nacionais
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JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL
O Brasil tem um histórico
relativamente sólido em
música de câmara. Ela surgiu com
a produção doméstica de uma sociedade que se urbanizava, com a
importação de pianos no século
19, com a chegada dos professores
italianos de violino e de flauta.
Mas há uma novidade na área.
Os novos grupos (mesmo discriminados pelos programadores de
concertos) são hoje mais numerosos, de uma erudição musical menos provinciana. Não perdem na
comparação para europeus ou
norte-americanos. O mercado
discográfico registra agora ao menos quatro bons exemplos disso.
O primeiro é o Quinteto D'Elas,
formação paulista integrada só
por mulheres e que já havia gravado peças da francesa Cecile Chaminade (1857-1944). Agora, traz
quintetos de Johann Ladislaw
Dussek (1760-1812), Fernand Ries
(1784-1838) e Johann Nepomuk
Hummel (1778-1839), três belos
compositores eclipsados por gênios que lhes foram mais ou menos contemporâneos, como Beethoven e Schubert.
O chocante na gravação que traz
como spalla Betina Stegmann é a
precisão da leitura, a maneira uniforme com que as cinco músicas
concebem cada partitura. Elas
têm uma mesma concepção dos
fraseados, a mesma maneira sutil
de acentuar os temas expostos, de
mergulhar com comedimento
nas frases com notas de cordas ligadas, o que dá, no conjunto, uma
certa austeridade que é muito recente na história da interpretação
de peças românticas.
São qualidades que apenas músicos muito bons conseguem demonstrar. É o caso de Stegmann e
também de Adriana Schincariol
(viola), Marialbi Trisolio (violoncelo), Ana Valéria Poles (contrabaixo) e Helena Scheffel (piano).
O segundo CD -"Paisagem
Brasileira"- traz o flautista Marcelo Barboza e a pianista Lídia Bazarian. É uma gravação feita em
Londres e já distribuída na Europa e nos Estados Unidos.
Piano e flauta nem sempre se
enquadram na forma sonata na
tradição brasileira. Mas foi com
essa formação que surgiram, a
partir do início do século 20, peças preciosas -de Pattapio Silva,
Francisco Braga, Camargo Guarnieri, Radamés Gnatalli- pouco
ou nunca gravadas.
Barboza, que se especializou em
seu instrumento na Inglaterra, e
Bazarian, que estudou na França,
conseguem no repertório dosar as
dimensões erudita e popular. São
austeros cameristas que embarcam com felicidade em harmonias nas quais pulsam formas explícitas de brasilidade.
Num outro CD -"Flute Fantasies"- dois flautistas, o brasileiro
José Ananias e o francês Benoit
Fromanger, interpretam com a
Orquestra de Câmara Villa-Lobos
cinco peças bastante conhecidas,
de autoria de Bellini, Gounot, Taffanel, Rossini e Carlos Gomes.
Ocorre um casamento perfeito
das flautas com as cordas. As partituras são muitíssimo bem escritas, mas há sobretudo o fato de os
solistas optarem pelo "low profile". Integram-se à sonoridade das
cordas, em lugar de tomá-las como acompanhantes. O resultado
é uma homogeneidade bonita.
Há por fim, e de lançamento
menos recente, um CD com formação inusitada: o piano, interpretado por Káthia Bonna, dona
de um belíssimo fraseado, faz
duo, num repertório de nove
compositores brasileiros, com o
trombone de Wagner Politstchuk, um intérprete simplesmente magistral.
Dois destaques entre as peças
escolhidas: a "Fantasia", de Cláudio Santoro, e a "Humoresca", de
José Alberto Kaplan.
Quinteto D'Elas Volume 2
Artista: Quinteto D'Elas
Lançamento: Paulus, 2000
Quanto: R$ 23 (em média)
Paisagem Brasileira
Artista: Marcelo Barboza e Lídia
Bazarian
Lançamento: Meridian Records, 2000
Quanto: R$ 23 (em média)
Flute Fantasies
Artista: José Ananias e Benoit Fromanger
Lançamento: Paulus, 2000
Quanto: R$ 23 (em média)
Música Brasileira para
Trombone e Piano
Artista: Wagner Politstchuk e Káthia
Bonna
Lançamento: Axis, 1999
Quanto: R$ 23 (em média)
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