São Paulo, domingo, 09 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

Todos querem mudar, mas sem sofrimento

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

As mulheres francesas parecem ter o dom de transformar a vida das pessoas, especialmente se estas forem nórdicas.
Foi assim em 1987 com Stéphane Audran em "A Festa de Babete", de Gabriel Axel. Ela chegava a uma pequena cidade, e sua arte parecia ter a arte de encantar não apenas as pessoas, mas a própria vida. E Stéphane ficou mais famosa internacionalmente com este filme do que com as dezenas de não menos animadores papéis que fez nos policiais de Claude Chabrol (de resto, ela não pareceu minimamente interessada em dar seqüência a essa celebridade).
O processo com Juliette Binoche foi mais ou menos o oposto. Ela já era estrela internacional quando fez "Chocolate", de Lasse Hallström (2000).
Binoche é a mulher que se instala em uma pequena cidade e abre uma loja cujos chocolates têm a propriedade de mudar as pessoas e suas vidas.
Por que um filme desses faz sucesso?
Primeiro porque todos, ou quase, desejam mudar suas vidas. Segundo, porque mudar é uma coisa difícil, um processo doloroso.
Por isso mesmo a solução mágica nos parece tão fascinante. Ela pode surgir, cientificamente, na forma de um antidepressivo apresentado como a pílula da felicidade (como o Prozac). E pode surgir, simbolicamente, na forma de uma chocolateria. De um modo ou de outro, o resultado é tremendamente sedutor.
Ao menos à primeira vista. Depois de um tempo, o usuário descobre que as pílulas da felicidade têm contra-indicações. E que os chocolates de Lasse Hallström são enjoativos. Aí já pode ser tarde.


CHOCOLATE. Quando: hoje, às 19h50, no Telecine Emotion.

TV ABERTA

"Asas da Liberdade" questiona estado da loucura

Pare! Senão Mamãe Atira
Globo, 13h10.

(Stop! Or My Mom Will Shoot). EUA, 1992, 87 min. Direção: Roger Spottiswoode. Com Sylvester Stallone, Estelle Getty. Tira durão, que enfrenta os piores inimigos, tem de enfrentar algo pior: sua supermãe.

Batman & Robin
SBT, 13h30.

(Batman & Robin). EUA, 1997, 125 min. Direção: Joel Schumacher. Com George Clooney, Chris O'Donnell. Desta vez, providenciou-se o retorno do companheiro de Batman, Robin, a presença da Batgirl e ainda de vilões da pesada. OK, deu no que deu: a série perdeu personalidade e acuidade.

O Puritano da Rua Augusta
Cultura, 16h30.

Brasil, 1965. Direção: John Doo, Amácio Mazzaropi. Com Mazzaropi, Elza Soares. Em 1965, a rua Augusta era o centro da moda (portanto, da perdição) paulistana. Diante disso, o caipira Mazzaropi entrará em estado de choque.

Overdrive
Record, 20h.

EUA, 1997, 92 min. Direção: Lev L. Spiro. Com: Steve Guttenberg, Robert Wagner. Agente secreta é traída em missão secreta e deve provar sua inocência.

Dragão Vermelho
Bandeirantes, 20h30.

(Manhunter). EUA, 1986, 119 min. Direção: Michael Mann. Com William Petersen, Dim Greist, Dennis Farina. A origem de Hannibal Lecter, o célebre assassino de "O Silêncio dos Inocentes", num filme modesto, que seria depois refilmado com Anthony Hopkins.

3.000 Milhas para o Inferno
SBT, 22h.

(3.000 Miles to Graceland). EUA, 2001, 125 min. Direção: Damien Lichtenstein. Com Kurt Russell, Kevin Costner. O ponto de partida é bom: sósias de Elvis Presley reúnem-se num hotel de Las Vegas; uma gangue tratará de fantasiar-se de Elvis para roubar o cassino anexo ao hotel.

O Último Show das Louras Explosivas
Globo, 0h30.

(The Last of the Blonde Bombshells). EUA, 2000, 90 min. Direção: Gillies MacKinnon. Com Judi Dench, Ian Holm. Após a morte do marido, Dench trata de remontar a banda Blonde Bomshells, a única só de mulheres na Inglaterra dos anos 40. Feito para TV a cabo. Inédito.

Asas da Liberdade
Bandeirantes, 0h45.

(Birdy). EUA, 1984, 120 min. Direção: Alan Parker. Com Matthew Modine, Nicolas Cage. Birdy é o ex-combatente que, após voltar do Vietnã, é recolhido a hospital militar, por se julgar um pássaro. Questões subjacentes: quem é louco e quem não é? À moda de Parker: muito mais fumaça do que fogo.

Julian Po - O Contador de Mentiras
SBT, 1h.

(Julian Po). EUA, 1997, 84 min. Direção: Alan Wade. Com Christian Slater, Robin Tunney. Julian vai a pequena cidade, onde não se gosta de forasteiros, e revela ao povo local que está lá para se suicidar. Isso muda a disposição das pessoas em relação a ele. Apesar de tudo, comédia.

Kundun
Globo, 1h55.

(Kundun). EUA, 1997, 134 min. Direção: Martin Scorsese. Com Tenzin Thuthob Tsarong. Depois que os chineses ocupam o Tibete, o Dalai Lama é forçado a fugir. Scorsese segue o infortúnio dos monges, mas sem grande convicção.

Estou de Volta
SBT, 3h.

(Hello Again). EUA, 1987, 96 min. Direção: Frank Perry. Com Shelley Long, Judith Ivey. Dona-de-casa que foi estrangulada é ressuscitada pela irmã bruxa. Volta à vida, mas não retoma sua vida. Só para São Paulo.

O Boneco de Neve Mágico
SBT, 5h.

(The Magic Snowman). EUA/Iugoslávia, 1987, 86 min. Direção: C. Stanner. Com Justin Fried, Dragana Marjanovic. Boneco de neve conversa com garotos e dá lições de amizade e confiança às crianças da redondeza. (IA)

Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Dia das Mães! Vou dar uma pipoqueira!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.