São Paulo, sexta-feira, 09 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Programa sobre futebol fica só no replay

LUCAS NEVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Então os gringos resolveram fazer mais um especial de TV sobre a magia do futebol-arte tupiniquim. Empilhamento de clichês? Sim, e desta vez apoiado em depoimentos de prata da casa: o saudoso Didi, Rivelino, Zico, Júnior, Dunga e cia.
Nos momentos iniciais do programa inglês "Campeões do Mundo - Brasil", que o History Channel exibe hoje, o bicampeão cujos pés disparavam torpedos conhecidos como "folhas secas" se sai com um "futebol no Brasil é uma obrigação". O capitão do tetra não deixa por menos e observa que "aqui se joga com o coração". E o locutor esportivo Washington Rodrigues solta a cereja que finaliza o bolo do lugar-comum: "Temos o futebol como grande embaixador". A ladainha que acompanha imagens de pontos turísticos, estádios e peladas da molecada na rua é ainda mais batida: "No país, há desde a opressora selva de concreto paulistana até o samba do Rio". O Maracanã é descrito como "um altar para os aficionados por futebol".
Depois de lembrar a amarga derrota para os uruguaios na final da Copa de 50, o especial compara os estilos carioca e paulista de jogar bola. Mas só Flamengo e Palmeiras têm direito a panoramas mais detidos. Francamente...


CAMPEÕES DO MUNDO - BRASIL
Quando: amanhã, às 16h (dentro da "Maratona de Sábado")
Onde: History Channel


Texto Anterior: Gisele Bündchen faz hoje seu último desfile para a Colcci
Próximo Texto: Crítica: Wilder acha "girl next door" em Jean Arthur
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.