São Paulo, Quarta-feira, 09 de Junho de 1999
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DEBATE
Mercosul cultural engatinha

do enviado a Florianópolis

A intervenção do secretário para o Desenvolvimento do Audiovisual do Minc, José Álvaro Moisés -voltada sobretudo a questões internas-, colocou em surdina os problemas levantados pelos outros debatedores da sessão de encerramento do 3º Florianópolis Audiovisual Mercosul.
Eles enfatizaram, antes de tudo, as dificuldades e perspectivas de integração cultural entre os países do Mercosul.
Juan Carlos D'Amico, do Parlamento Cultural do Mercosul, chamou a atenção para a necessidade de "equalizar e compatibilizar as legislação dos vários países" do bloco.
Luís Rodrigues, do Instituto Nacional de Cinema e Artes Visuais argentino, de algum modo formulou um resumo das aspirações dos participantes do seminário de Florianópolis, ao dizer que "há que formalizar as inquietudes que estes encontros suscitam", de modo a transformá-los em atos pró-integração.
Mas foi Ignacio Aliaga, do Departamento de Cinema e Artes Visuais chileno, quem atentou para um aspecto que tende a suscitar tensões no interior do bloco: "se não temos um cinema que se desenvolva em nosso país, dificilmente podemos sentar à mesa para falar de integração", disse.
Nesse caso, a questão seria como impedir que os países maiores -Brasil e Argentina- monopolizem a produção e distribuição no subcontinente: "Queremos ser não só consumidores, mas também produtores".
Até o momento, as discussões deixam a impressão de que cada país está voltado para seus próprios problemas. Conceber a integração como "alavanca que permitirá romper com as limitações de cada um de nossos países" é, no entender do representante chileno, o atual desafio do Mercosul cultural.
Está claro pelos debates da semana passada que o caminho a percorrer para chegar a uma integração do subcontinente em termos de cultura ainda é longo e árduo. (IA)


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