São Paulo, terça-feira, 09 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Xavier de Oliveira usa conflito como cenário

DA REDAÇÃO

O diretor carioca Xavier de Oliveira, 65, irmão de Denoy de Oliveira (1933-1998), aproveita as comemorações de 70 anos da revolução para lançar "Adágio ao Sol", seu quinto longa-metragem. "É uma espécie de reverência aos heróis, já que meu filme tem esse período como pano de fundo. O conflito foi realmente muito sério, chegando a haver bombardeios na cidade", conta o diretor.
Com acervo recolhido em São Paulo -da Cinemateca Brasileira, do Centro Cultural São Paulo, do arquivo de Primo Carbonari e de um museu em Mococa- e do Rio -Cinemateca do MAM e registros de som no Museu da Imagem e do Som-, o longa reproduz a história de um casal que vive em uma fazenda no interior de São Paulo. Até que a mulher, mais culta e jovem que o marido, se apaixona por um primo em meio à crise da política cafeicultora.
"As imagens históricas acabaram entrando para compor os diálogos ou dar mais veracidade ao que se passa no filme."
Com Cláudio Marzo e Rosanna Ghessa, o elenco foi definido com a ajuda do irmão de Oliveira: "Denoy, me deu uma grande ajuda com os atores", diz. "Sou um apaixonado por esse momento histórico, que considero não ter a reverência que merecia. É uma época crucial para que fosse feita a Constituição de 34. Meu filme vem retratar a inquietude que então reinava nas pessoas."
Entre os dias 14 e 21, a cidade de Mococa (a 174 km ao norte da cidade de São Paulo), exibe o filme de Oliveira em mostra dedicada ao cinema nacional.
Ao todo, foram cerca de oito meses para finalizar a produção, ao custo de R$ 1,2 milhão, segundo calcula o diretor.
"Este filme está dentro da minha linha de trabalho. É simples, sem complicação nem vulgaridade. Mostro gente comum enfrentando as condições que a vida impõe, com suas expectativas e sofrimentos", finaliza. (LVR)

Texto Anterior: 9 de Julho: Revolução de 32 vira documentário na TV
Próximo Texto: Furtado lidera ranking de curtas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.