São Paulo, quinta, 9 de julho de 1998

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ARTE SACRA
Igreja N. Sra. da Paz procura patrocínio

especial para a Folha

A Igreja de Nossa Senhora da Paz, na baixada do Glicério, festeja hoje o dia de sua padroeira e 58 anos de existência com um pedido à comunidade paulistana.
A paróquia quer restaurar parte de seu patrimônio artístico, que inclui pinturas em afresco, esculturas e peças de culto e decoração. Para conseguir recursos para o trabalho, a igreja precisa de patrocínio.
A parte mais afetada do acervo são os afrescos pintados pelo artista ítalo-brasileiro Fúlvio Pennacchi (1905-1992).
Essas pinturas representam o melhor da obra de Pennacchi.
Também necessitam de reparos algumas das seis estátuas de autoria de Galileo Emendabili, que decoram a igreja.
Para avaliar e restaurar as obras, o pároco Giuseppe Portolato convocou a especialista Nilva Calixto, responsável pela restauração do acervo do mosteiro do largo de São Bento.
Segundo a restauradora, a situação não chega a ser grave. "Mas a alteração da coloração provocada pela umidade pode evoluir de forma imprevisível. É preciso reverter a situação."
No altar-mor, uma grande rachadura interrompe a sequência horizontal que representa a natividade de Maria.
A imagem franciscana, de Fúlvio Pennacchi, é uma das mais danificadas, assim como as 14 estações da Via Sacra em terracota pintada, também de sua autoria. Uma delas foi roubada e várias estão quebradas.
Com o escultor Emendabili, Pennachi colaborou em castiçais de prata, madeira e bronze. Várias dessas peças foram roubadas.
"Esta igreja é uma obra de arte na intenção daqueles que a fizeram", afirma o padre Portolato, referindo-se aos artistas plásticos e ao arquiteto Leopoldo Pettini, que trabalhou sob influência do estilo "EUR" (Exposição Universal de Roma, de 1932, incentivada por Mussollini), embora prefira-se a classificação "romântico primitivo".
Até hoje não foram permitidas intervenções nas obras de arte, com exceção de um retoque no afresco "Anunciação a Maria", que deverá ser retrabalhado.
A igreja possui ainda dois outros murais notáveis de Pennacchi, longe da vista dos visitantes: uma "Última Ceia" à maneira de Leonardo, no refeitório dos religiosos, e uma cena que representa o bispo italiano Scalabrini em visita a fazendas do interior de São Paulo, no início deste século. (Alvaro Machado)



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