São Paulo, domingo, 09 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pacotes engessados, preços e reprises irritam consumidores

CLARICE CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Poderia ser um paraíso: dezenas de canais com filmes, séries e programas do mundo todo. Seria, não viessem colados uns aos outros e fossem como penetras para a casa de quem só convidou um deles para a festa.
"Detesto esses pacotes que enfiam na gente goela abaixo", reclama o empresário Mário Sérgio de Marchi, 48, que assina mais de cem canais. Se muito, assiste a seis. Apaixonado por TV, logo aderiu à alta definição. "Era um sonho de consumo, virou uma decepção. Há poucas opções de canais e vira e mexe as legendas ficam fora de sincronia ou o som sai picotado. Mata todo o clima do filme."
Cansado de pagar caro por canais "inúteis", o webdesigner João Batista da Silva Filho, 31, cancelou sua assinatura. Ele se irritava com canais de compras e com infomerciais, que anunciam produtos nos intervalos. "Sempre queria ver alguma coisa de manhã e vários canais passavam esses anúncios por uma, duas horas seguidas. Somando no fim do mês, dá uns dois ou três dias pagos à toa."
O advogado Joaquim Pereira da Silva, 59, notou aumento na publicidade nos últimos dez anos. "Hoje tem muito mais propaganda, intervalos intermináveis anunciando as séries do canal. E como cansa ver 200 vezes o mesmo pedaço do filme do próximo mês..."
Mas, se algo une a classe dos assinantes, é a luta contra as reprises. "É a coisa mais chata que tem, deixa muito monótono. O mês inteiro você dá de cara com o mesmo filme, com a Sandra Bullock, com o Tom Cruise...", afirma a arquiteta Ana Paula de Oliveira, 33.
Se o velho se repete, o novo se atrasa. "Quando as séries finalmente estreiam aqui, depois de meses, já li na internet e sei o que acontece", diz a secretária-executiva Mônica Smith, 54.
Mudanças para aumentar a audiência também incomodam assinantes como a engenheira química Mônica Krutzler, 41. "Tenho medo da imposição da programação dublada. Em vários casos as teclas SAP e de legenda não funcionam. Pago caro e não tenho nem como assistir o programa original."


Texto Anterior: Audiência da TV paga se recupera e cresce
Próximo Texto: Comentário: Mutante como um vírus, futuro da TV é cheio de risco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.