São Paulo, sexta-feira, 09 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO

Um dos mais importantes museus parisienses reabre após longa reforma

Luz invade e renova o Petit Palais

JOSETTE MICHY
DA FRANCE PRESSE

O museu parisiense Petit Palais renasceu, depois de quatro anos de obras, e recupera a luz de suas origens, tal como concebeu o arquiteto Charles Girault para a Exposição Universal de 1900.
Jóia arquitetônica situada entre a avenida Champs Elysées e o rio Sena, à frente do Grand Palais e da ponte Alexandre 3º, o Museu de Belas Artes de Paris reabre suas portas para o público amanhã, com sua modernidade recuperada pelos arquitetos Philippe Chaix e Jean-Paul Morel.
Dissimulada durante muito tempo, a luz volta a invadir seus espaços majestosos, por meio de amplas janelas. Mais claro e com espaços expositivos maiores, o Petit Palais agora é mais acessível, em particular para portadores de necessidades especiais, e tem entrada franca para as exposições permanentes.
"O objetivo era recuperar a beleza do local e restituir o papel fundamental da luz natural", explica o diretor do museu, Gilles Chazal, que destaca a "modernidade da aposta arquitetônica". "O resultado da restauração supera nossas expectativas", afirma ele.
O maior museu municipal parisiense tem agora 22 mil metros quadrados (7.000 metros quadrados a mais) e propõe um panorama artístico construído com base no contraste. Por exemplo, uma sala de pintura francesa do início do século 19 liga-se a uma sala de pintura holandesa do século 17.
Cada seção tem sua própria temática e cor. Estão expostas obras de Courbet, Monet, Sisley, uma sala de jantar art nouveau, um auto-retrato de Rembrandt e bronzes romanos que não eram vistos havia 20 anos.
O jardim interno foi restaurado e agora abriga uma livraria e um café-restaurante. Também foi construído um auditório com 188 lugares.
O novo Petit Palais se inscreve "em um projeto de reordenação e renovação dos museus parisienses", segundo o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë.


Texto Anterior: Última moda: De pai para FILHA (e vice-versa)
Próximo Texto: Visuais: Jovens ocupam praça com mostra de vídeo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.