São Paulo, sexta-feira, 09 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VISUAIS

Projeto do Sesc promove oficinas

Jovens ocupam praça com mostra de vídeo

ADRIANA FERREIRA SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

Durante dois meses, adolescentes de escolas particulares e públicas descobriram como podiam utilizar o vídeo para misturar e criar a partir de suas próprias diferenças, sociais e culturais. O resultado desse convívio será mostrado hoje, com sessões de vídeo, mostra de fotografias, show e performances no evento Vídeo na Praça, em Santo Amaro.
O programa começa com o grupo musical Trovadores Urbanos. Na seqüência, a videoartista Patrícia Franco encena a performance "Gira meus Olhos", em que mescla imagens captadas por câmeras coladas ao seu corpo. Entre um espetáculo e outro, serão exibidos um videoclipe, um curta-metragem e um minidocumentário sobre Santo Amaro.
Os três últimos foram produzidos por 47 jovens entre 13 e 18 anos, reunidos pelo Sesc no projeto Multirão Cultural. Segundo a coordenadora Adriese Castro Pereira, com ele a idéia é "mobilizar a sociedade para melhorar a qualidade de vida do bairro".
"A apresentação na praça ocorre para que as pessoas valorizem o lugar em que vivem. Elas não precisam ir até o centro, porque aqui há espaços públicos que estão abandonados", explica Pereira.
Os participantes tiveram aulas de roteiro, fotografia e técnicas de vídeo, além de visitas a museus e bate-papos com artistas.
Mais importante que a finalização dos filmes, porém, foi o processo. "Desde o segundo dia percebemos que eles tinham sensibilidade para as diferenças. Eles souberam conviver e tirar proveito disso", fala a coordenadora.


Vídeo na Praça
Quando:
hoje, às 19h
Onde: pça. da biblioteca Prestes Maia, s/nš, Santo Amaro, tel. 0/xx/11/5525-1855
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Patrimônio: Luz invade e renova o Petit Palais
Próximo Texto: Comida: "Menu Confiança" visita terra do bacalhau
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.