São Paulo, terça-feira, 09 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Intelectuais discutem "Brasil da Virada"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Eric Hobsbawm e Tati Quebra-Barraco no mesmo programa? No breve documentário "O Brasil da Virada", que o Canal Brasil exibe hoje às 23h30, o historiador inglês e a funkeira carioca surgem como referências para entender a virada do século 20 para o 21.
Intelectuais brasileiros das mais variadas áreas falam desta passagem, criando um panorama geral da história recente do Brasil. Uma montanha-russa em movimento serve de metáfora à passagem do tempo.
Ecologia, genoma, favelas, religião e política são alguns dos temas abordados. Entre os convidados estão o urbanista Nabil Bonduki, o jornalista Washington Novaes e o curador Agnaldo Farias.
O sociólogo Marcelo Ridenti cita Hobsbawm duas vezes para explicar o século 20, "um século breve" e "de urbanização".
Já o antropólogo Hermano Vianna fala de movimentos culturais de periferia, como grupos de rap e bailes funk, tendo como imagem de fundo um show de Tati Quebra-Barraco.
Para ele, no entanto, melhor que uma montanha-russa para simbolizar a linha da história nos dias de hoje, é uma teia (web, em inglês, que também significa internet). "Não tem mais um centro, não tem mais um caminho único para se chegar de um ponto ao outro." (FERNANDA EZABELLA)


O BRASIL DA VIRADA
Quando: hoje, 23h30; domingo, 15h
Onde: Canal Brasil
Classificação indicativa: livre



Texto Anterior: Brasil despreza leis para conteúdo infantil na TV
Próximo Texto: Crítica: Silêncio ordena acontecimentos em drama familiar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.