São Paulo, terça-feira, 10 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Série estreia com vida de Kaurismäki

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É como se o diretor finlandês Aki Kaurismäki virasse personagem de seu próprio filme. Seu pessimismo, suas manias e suas opiniões sobre cinema e Europa conduzem o primeiro documentário da série "O Cinema de Nosso Tempo", que o Eurochannel exibe amanhã.
Kaurismäki, de "O Homem sem Passado" e "Nuvens Passageiras", é entrevistado no meio dos cenários de seus longas realizados na Finlândia. Ele dirige o mesmo carro usado numa produção, cujas cenas se misturam no documentário. Fuma um cigarro num balcão de bar utilizado em quatro ou cinco produções, além de apresentar sua coleção de objetos esquisitos, guardados em gavetas. "Talvez não suporte o calor humano, então me escondo entre tudo isso", diz, após exibir chapéus, tomadas elétricas e uma motosserra. O documentário de 55 minutos seguiu o diretor durante um ano. Registrou atores constantes de seus filmes e também o porto onde Kaurismäki trabalhou como estivador. "Se Deus existe, eu lhe suplico que me conceda a possibilidade de um dia fazer pelo menos um bom filme", diz, sério, à entrevistadora que, por sua vez, também parece um personagem, vasculhando sua casa. "Duvido que alguns dos meus filmes perdure. São como os refrigerantes." (FERNANDA EZABELLA)


O CINEMA DE NOSSO TEMPO - AKI KAURISMÄKI
Quando: amanhã, às 21h
Onde: Eurochannel
Classificação: não informada



Texto Anterior: Crítica/DVD/"Festival Teat(r)o Oficina"
Próximo Texto: Crítica: Glauber Rocha filma "nonsense" político
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.