São Paulo, terça-feira, 10 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor de DVDs inventa a "câmera-carne"

LUCAS NEVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A caixa de DVDs "Festival de Teat(r)o Oficina", que a companhia lança amanhã, em sua sede, em São Paulo, inclui registros de "Ham-let", "Bacantes", "Cacilda!" e "Boca de Ouro". Amostras do trabalho desenvolvido pelo grupo nos anos 90, os espetáculos foram reencenados em 2001 para permitir a captação audiovisual.
Responsável pelas imagens (no caso de "Bacantes" e "Ham-let", em parceria com Elaine Cesar), o videoartista Tadeu Jungle, 52, filmou duas apresentações de cada peça com oito câmeras. Sua maior preocupação era fugir da estagnação do "teatro filmado":
"Criamos a câmera-carne, aquela que se aproxima tremendamente do ator, está praticamente colada a ele, sente a sua respiração e transpiração. O teatro é presencial por natureza. Para se fazer algo interessante em termos de audiovisual, é preciso ir além disso. O ganho aqui é o som Dolby e a possibilidade de ter 16 pontos de vista, quando, in loco, só se tem um", diz o diretor.
Segundo Jungle, os registros correspondem ao que seria um passeio pelos diferentes andares do Oficina durante um espetáculo. "O vídeo visita cada pavimento, tenta antropofagicamente comer todos eles. Evidentemente que você não tem todas as perspectivas ao mesmo tempo, mas um tour por todos os pontos de vista que o teatro permite."
E completa: "Mais do que privilegiar o detalhe, a ideia é contemplar o multiolhar, que é o que o projeto da [arquiteta] Lina Bo Bardi (1914-1992) previa".
Jungle explica que os DVDs (com legendas em três línguas, além do português) só estão sendo lançados agora por conta de entraves ligados à liberação das músicas usadas nas peças. Só em "Cacilda!", foram 98. A caixa chega às lojas até o fim do mês. Será possível comprar DVDs avulsos.


Texto Anterior: Crítica: Glauber Rocha filma "nonsense" político
Próximo Texto: João Pereira Coutinho: TPI: Tribunal Poético Internacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.