São Paulo, sábado, 10 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Eduardo Knapp/Folha Imagem
NUESTRA CASA Sabe aquela conversa de que homens e mulheres vêm de planetas diferentes? Pois é esse o tema que Paulo Goulart Filho e Dinah Perry, casados há 18 anos, escolheram para a peça "XY - A Verdadeira Diferença entre os Sexos", que estréia dia 16, no teatro Ruth Escobar, em São Paulo

SHOW

Madonna à brasileira

"Abra seu coração pra mim/ Eu tenho o cadeado, e você, a chave...". Sim, você já ouviu isso em algum lugar, provavelmente na gravação original, "Open Your Heart", de Madonna. E, sim, a música tem versão em português, obra de Gizele Silveira, 18, que fez também traduções de "Holiday" ("Feriado! Comemore!...") e "Material Girl" ("Garota materi/ garota materialista..."), entre outras. As traduções, de quando ela tinha dez anos, viraram mania em 2003, depois que Gizele as colocou na internet.
Mas, para decepção dos fãs internautas, a moça vai abandonar as traduções e gravar um CD "100% nacional". Gizele se apresenta hoje em SP pela primeira vez, na festa Trash 80's, e falou à coluna.

 

Folha - Seu sonho é ser a Madonna brasileira?
Gizele Silveira -
Temos pensamentos e atitudes parecidos, mas ninguém nunca vai ser como ela.

Folha - Mas você ficou famosa por causa das traduções de músicas dela...
Gizele -
Comecei de brincadeira, com letras traduzidas por um amigo meu. Ouvia as músicas e tentava encaixar as palavras. Minha mãe arranjou um estúdio e gravei em cima de playbacks da Madonna.

Folha - Nessa época você já cantava em eventos, não?
Gizele -
Numa caravana de crianças que fazia dublagens. Eu era a Eliana.

Folha - E virou Madonna?
Gizele -
É... Eu gostava dela desde os seis anos, quando estava desenganada pelos médicos. Eles me deram seis meses de vida.

Folha - O que você tinha?
Gizele -
Artrite reumatóide. Chegou uma fase em que os remédios não funcionavam. Foi a medicina ortomolecular que me salvou.

Folha - Fez outras versões?
Gizele -
Não consigo nem ouvir as traduções. Estava mudando de voz e não sabia o que fazia. Sei que são muito ruins.

Folha - Sobraram seqüelas da artrite?
Gizele -
Não consigo fazer alguns pequenos movimentos. E fiquei baixinha: 1,53 m. Mas tá bom. Elis Regina tinha essa altura. E a Madonna tem 1,58 m.

NAS ONDAS DE YUKA
Marcelo Yuka, ex-O Rappa, acaba de conseguir a concessão de uma rádio, em licitação do Ministério das Comunicações. Em julho -quando lança o CD de sua nova banda, a F.UR.TO- ele põe a programação no ar. Será educativa, sem deixar a música de lado. "Temos que ouvir nosso próprio umbigo, os primeiros discos de Martinho da Vila, Selma do Côco... A rádio terá jornalismo voltado para o ativismo social e para as comunidades", diz Yuka.

LITURGIA DAS HORAS
Marcelo Araujo, da Pinacoteca, embarcou anteontem para Ereivan, capital da Armênia. Foi acertar detalhes da exposição "Tesouros de Etchmiadzin", que abre em maio. A mostra terá relicários, cruzes e livros nunca expostos na América.

CALENDÁRIO
Caçula de Otávio e Tânia Piva de Albuquerque, Patrícia Piva de Albuquerque acaba de marcar a data do casamento com André Neuding Filho. Será em maio de 2005, em Laranjeiras.

SERTÃO ITALIANO
Mais uma parada no tour europeu da companhia Oficina Uzyna Uzona: a Itália. Zé Celso e seus atores participam em maio de um festival em Florença. Antes de lá, encenam "Os Sertões" na Alemanha.

OLÍMPICA
Milu Villela vai pôr a mão no fogo. Ou quase. Ela será uma das 120 pessoas que conduzirão a tocha olímpica, que passará pela primeira vez na América do Sul em junho. Foi escolhida por um comitê formado por, entre outros, Xuxa Meneghel e Zilda Arns.

DE CÁ
Um modelo de Havaianas criado a pedido da Montblanc tem toda cara de brinde que vai ser disputado a tapa pelas socialites paulistanas. Não será vendido em lojas e está avaliado em cerca de cem euros (R$ 350).

 

Os chinelos serão distribuídos em uma festa a pedido da grife, em um evento na terça, em São Paulo.
 
DE LÁ
Entre as dondocas nova-iorquinas, o novo objeto de desejo chama-se Endless Bag.
 

Desenhada pelo japonês Sakurako Keneko, pode ser configurada em três tamanhos e cores diferentes, de acordo com as necessidades da freguesa. À venda na loja de design do MoMA por US$ 98.

@ - bergamo@folhasp.com.br

Colaborou SÉRGIO DÁVILA
COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME


CURTO-CIRCUITO

Cecília Matarazzo e Vera Suplicy acabam de assumir a coordenação da Feira de Design e Craft do Museu Brasileiro de Escultura. O espetáculo "Vereda da Salvação", de Jorge Andrade, estréia hoje, às 21h, no espaço Galpão Cinco. A chef Carla Bolla estréia hoje no bar Dona Flor, preparando o cardápio de Páscoa, a partir das 12h. Charlô Whately prepara brunch especial de Páscoa amanhã, em seu Charlô Jockey Club. Paulo Bilik inaugura hoje o Centro Hípico Polana, em Campos do Jordão, com jantar assinado pelo chef Ricardo Cunha.


Texto Anterior: "Caçula" da "Granta" é "espertinho", diz editor da revista
Próximo Texto: Rodapé: Geologia vernacular
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.