São Paulo, Sábado, 10 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lars von Trier roda musical com Björk

do enviado a Buenos Aires

Lars von Trier ("Os Idiotas") foi o mais importante convidado virtual do festival de Buenos Aires. Impedido de comparecer em carne e osso pelo famoso medo de avião, o cineasta dinamarquês participou no fim-de-semana de uma teleconferência via Internet.
A discussão representou o auge do workshop Dogma 95, coordenado em Buenos Aires por dois colaboradores de Trier em "Os Idiotas", o ator Jens Albinus e o assistente de direção Kristoffer Nylhom. Os mandamentos do manifesto por um cinema mais espontâneo foram aplicados por três jovens diretores argentinos (Victor González, Gabriela Goldberg e Gregorio Cramer) na realização de um curta-metragem. O filme será exibido hoje para o público e foi convidado para o 10º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, em agosto.
Na conferência, Trier reconheceu ter escrito o roteiro de "Os Idiotas" muito rapidamente apenas após ter conhecido os atores. "É uma boa técnica. É uma limitação, como são as regras do Dogma."
Reagindo a uma pergunta antipática ao filme, Trier disse preferi-lo a "Ondas do Destino". "Quanto mais claro você é, menos preciso. O filme mais verdadeiro é talvez aquele menos inteligível."
O cineasta revelou que seu novo projeto é um musical com Björk.


Texto Anterior: Zé do Caixão é descoberto por argentinos
Próximo Texto: Televisão: Signoret e Lange são os destaques
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.