São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Última Moda

VIVIAN WHITEMAN - ultima.moda@grupofolha.com.br

Negro Luxo


ESTILISTA DA OSKLEN RECLAMA DA FALTA DE MODELOS PROFISSIONAIS PARA FORMAR CASTING "100% BLACK" NA SÃO PAULO FASHION WEEK


O estilista Oskar Metsavaht reuniu fotos de Pierre Verger e registros históricos selecionados por pesquisadores e acadêmicos para compor a coleção verão 2012 da Osklen, que falará sobre a cultura negra no Brasil. Só não conseguiu juntar cerca de 35 modelos profissionais para compor um casting "100% black", como queria.
"Pedi ajuda para os maiores produtores de casting do Brasil, mas não conseguimos. Não havia modelos experientes para botarmos na nossa passarela. Então, pegamos os melhores", conta.
A grife se apresenta no terceiro dia da SPFW, que começa na próxima segunda e vai até sábado (18). O evento, há algumas temporadas, exige uma cota mínima de negros por desfile, como forma de combater o preconceito.
Mesmo assim, o número de tops com esse biotipo na SPFW continua pequeno. Os contratantes já têm resposta ensaiada: pesquisas mostrariam que seus clientes ainda rejeitam a combinação de negros e roupas de luxo.
Metsavaht discorda e promete uma visão inovadora da influência dos negros na indumentária brasileira. "Pegamos clichês, como o capoeirista e a baiana, e os desconstruímos até ficar muito atual. Não tem nada de negritude folclórica, é o negro como parte da sociedade contemporânea, não como um ser exótico, excluído."
Construída com tecidos nobres, com tons de cru, preto e dourado, a coleção foi batizada de Royal Black. "Brinco que é uma coleção para negros cool, mas que os brancos azedos de estilo também vão querer usar", diz.
Como tem feito nos últimos anos, o estilista criou camisetas com palavras-chave da coleção. A principal (na foto ao lado) diz "negro".
"É importante que o consumidor veja a riqueza de referências das peças e, ao mesmo tempo, encontre nas T-shirts um termo capaz de definir a essência do desfile."

ENTREVISTA

O circo cubano da Reserva

A coleção de verão 2012 que a grife Reserva apresentará na São Paulo Fashion Week, na próxima segunda (13), tem como mote a visão do estilista da marca, Rony Meisler, sobre Cuba, que visitou no início deste ano.
Lá, além de buscar referências sobre o estilo da juventude local, fez um vídeo (facebook.com/rmeisler) em que imita a travesti Luisa Marilac (hit no YouTube com uma filmagem caseira feita numa piscina) na banheira de um hotel cubano.
"A pergunta que me fiz foi: como um jovem cubano se vestiria a um passo da abertura de seu país para o mundo", disse Meisler à Folha.

 


Que análise faz de Cuba?
Um grande circo para inglês ver. Por fora, tudo é lúdico, os ideais revolucionários, o sistema igualitário... mas, no backstage, o que vi foi a decadência. É uma sátira à insistência de Fidel [Castro, que governou o país até 2008] em manter um sistema ideal, que não funcionou.

Fidel é um mito em seu país...
Claro, lá ele é papa. O sistema de saúde funciona, a educação é a melhor... mas a nova geração também quer consumir. O nível de falsificação de artigos de luxo, por exemplo, é altíssimo.

Como isso tudo virou roupa?
A cartela vem da bandeira do país, só que com cores desgastadas. Tem a pegada esportiva do beisebol, que é uma paixão nacional, e elementos da influência asiática em Cuba. Há também referências militarizadas, ainda presentes no cotidiano da ilha.

Solar O estilista Ronaldo Fraga criou três modelos de óculos escuros para a marca Chilli Beans. A linha chega às lojas em outubro e será lançada na próxima quinta na SPFW. Serão apresentados também modelos feitos pelos estilistas Isabela Capeto e Alexandre Herchcovitch e pelo cantor Carlinhos Brown.

Estilo rua Além dos lançamentos dos óculos grifados, a Chilli Beans promove outraação no evento. A marca levará à Bienal do Ibirapuera o grafiteiro novaiorquino Doze Green, que customizará, durante os seis dias da SPFW, uma parede de 23 m˛.

México "Frida Kahlo ouvindo Janis Joplin enquanto comemora o Dia dos Mortos". Esse é o tema do verão 2012 da Cavalera, que desfila na próxima quarta na SPFW. Na apresentação, que ocorrerá do lado de fora do prédio da Bienal, 25 atores farão uma performance.

Play! Inspirada nos festivais de verão do hemisfério Norte, a Ellus montou um palco para o seu desfile na São Paulo Fashion Week. A vocalista da banda Stop Play Moon, Geanine Marques, cantará durante a apresentação da grife.

TUITADAS

@tati_tribeiro A Schutz leva você para o São Paulo Fashion Week! schutz.com.br/blog
Blogueira divulga promoção da grife de sapatos

com PEDRO DINIZ


Texto Anterior: Espetáculo discute abuso de poder no mundo corporativo
Próximo Texto: Fã pode criar novo CD do Kaiser Chiefs
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.