São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fã pode criar novo CD do Kaiser Chiefs

Banda disponibiliza em site 20 canções inéditas e opções de capa para editar o disco "The Future Is Medieval"

Download de álbum virtual com dez músicas custa 7,5 libras, e grupo garante que não fará lançamento nas lojas

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

Sem lançar material inédito desde 2008, a banda inglesa Kaiser Chiefs inova na estratégia de vendas com o quarto álbum, "The Future Is Medieval". Cada fã pode ter seu disco personalizado, do repertório à arte da capa.
Funciona assim: o interessado entra no site oficial da banda e encontra 20 novas músicas gravadas pelo quinteto da cidade de Leeds.
O grupo segue fiel ao estilo "rock de boteco" dos discos anteriores, com refrões que parecem hinos de torcida de futebol nos estádios.
É possível selecionar dez faixas para a confecção do álbum virtual. Há uma área no site em que se pode montar uma capa a partir de alguns elementos visuais.
O custo da brincadeira: 7,5 libras (R$ 19,50), pagamento por cartão ou pelo sistema de compensação PayPal. Este exige cadastro, mas o site da banda dá todos os caminhos.
Mas o fã pode recuperar o dinheiro gasto. Álbuns criados ficam à disposição dos compradores. Se algum interessado for preguiçoso, pode comprar um já montado.
Quando isso acontece, o criador do CD virtual recebe uma libra de crédito em sua conta no PayPal.
Para atiçar os fãs on-line, a banda anunciou que "The Future Is Medieval" não terá um lançamento "físico".
Negócios à parte, as novas canções mostram o Kaiser Chiefs tentando passar uma borracha em "Off with Their Heads" (2008), terceiro álbum do grupo, que não empolgou crítica e público.
Formada por colegas de universidade em 1996, a banda teve oito anos de insucessos com o nome Parva.
"Employment", a estreia fonográfica de 2005 já como Kaiser Chiefs, trouxe dois hits mundiais, "Everyday I Love You Less and Less" e "I Predict a Riot". O grupo foi a revelação do ano, ao lado do Franz Ferdinand.
Dois anos depois, "Yours Truly, Angry Mob" lançou a pegajosa "Ruby", único single da banda a chegar ao topo da parada inglesa.
Sem músicas fortes, o terceiro disco passou batido. Escutando as 20 canções liberadas no site, o grupo ainda tenta recuperar a boa forma. As faixas vão do rock quase punk até melodias fáceis que lembram o Elton John dos anos 1970.
Mais pesada ou mais pop, a nova cara do Kaiser Chiefs fica a gosto do freguês.

THE FUTURE IS MEDIEVAL

ARTISTA Kaiser Chiefs
ONDE www.kaiserchiefs.com
QUANTO 7,5 libras (download)


Texto Anterior: Última Moda - Vivian Whiteman: Negro Luxo
Próximo Texto: Colecionar objetos é responder a uma memória dolorosa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.