São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Paris vê última sessão de fotos de Marilyn Monroe

LENEIDE DUARTE-PLON
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

Ela, frágil e vulnerável deusa de Hollywood. Ele, grande fotógrafo de moda. Em junho de 1962, Marilyn Monroe encontra Bert Stern para uma sessão de fotos para a revista "Vogue". Na hora de começarem a trabalhar, Stern convence-a, delicada e sutilmente, a posar nua, a primeira vez desde a famosa pose do calendário.
As fotos dessa sessão inesquecível, menos de dois meses antes da morte da estrela, podem ser vistas até 30/10, em Paris, na mostra "Marilyn, La Dernière Séance" (a última sessão), aberta no museu Maillol no dia 29/ 6.
O fotógrafo e sua musa instalaram-se numa suíte do hotel Bel-Air, de Los Angeles, escolhido por ela. "A sessão resultou em 2.571 fotos, e Bert Stern escolheu um pequeno número delas para apresentar. Essa seleção de 59 fotos que o museu apresenta é a que ele fez para um museu americano, em 1982. Depois, foram postas à venda na Sotheby's e compradas por Leon Constantiner, um colecionador nova-iorquino", afirma Olivier Lorquin, curador da exposição, um dos filhos de Dina Vierny, criadora do museu Maillol e musa do escultor francês morto em 1944.
A revista "Vogue" com as últimas fotos de Marilyn Monroe foi para as bancas no dia seguinte à sua morte, 5 de agosto de 1962.


Texto Anterior: Caçula de Tom grava "Wave" para novela
Próximo Texto: Reality show: Programa sobre moda desafia aspirantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.