São Paulo, quarta-feira, 10 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Feita por Encomenda
Globo, 15h35.
  
(Made in America). EUA, 1993, 111 min. Direção: Richard Benjamin. Com Whoopi Goldberg, Ted Danson. Após revelar à filha que ela é resultado de inseminação artificial, Whoopi sai em busca do doador de esperma responsável pelo fato. Whoopi faz o que pode.

Intercine
Globo, 1h55.

O inédito "Prisioneiros do Ciúme" (2001, de Wesley Strick, com Anthony Michale Hall, Sheryl Lee) concorre com a reprise "A Corrida da Vingança" (1989, de Stuart Orme, com Pierce Brosnan, Tom Skerritt).

A Face da Maldade
SBT, 2h25.
 
(Evil Has a Face). EUA, 1996. Direção: Rob Fresco. Com Sean Young, William R. Moses. Bela policial (Young) tenta desvendar caso de seqüestro de uma garotinha. Retratos falados a levam a perceber que o seqüestrador poderia ser ninguém menos que seu próprio padrasto. O qual, diga-se, a tinha violentado na infância. Enfim, o clima é esse. Decadência de Sean Young.

Condenado pela Memória
Globo, 3h30.
 
(Murder by Night). EUA, 1989. Direção: Paul Lynch. Com Robert Urich, Kay Lenz. Homem que perdeu a memória após testemunhar assassinato começa a desconfiar que, na verdade, o assassino era ele. Feito para TV.

Reunião em Família - Um Pesadelo
SBT, 4h.
 
(Family Reunion - A Relative Nightmare). EUA, 1995, 89 min. Direção: Neal Israel. Com Melissa Joan Hart, Jason Marsden. No ano em que completa cem anos de vida, senhora descobre que os netos fazem estranha aposta segundo a qual quem perder tem de ficar tomando conta dela. Aí quem passa a aprontar é ela. Comédia. (IA)

De Palma e os seres opacos

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

De um modo ou de outro, as mulheres de Brian de Palma sempre são fatais.
A de "Femme Fatale" (Cinemax, 23h45), é verdade, leva as coisas às últimas conseqüências: é bissexual, ladra e trapaceira -e cada um desses atributos é essencial para o desenrolar dessa trama que, não por acaso, começa num Festival de Cannes.
Com De Palma estamos dentro do cinema, em qualquer circunstância. Aqui, é como se ele potencializasse os antigos filmes noir, fazendo de seus personagens seres não mais misteriosos, mas francamente opacos.
Procuramos entrar em contato com eles, mas o contato é inviável. Algo parecido, embora de modo diferente, ocorre nos filmes de Abel Ferrara, como "Olhos de Serpente" (AXN, 22h), outra boa pedida de hoje.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Errar é humano; duas vezes é americano!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.