São Paulo, sábado, 10 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GASTRONOMIA

Livro é lançado hoje

"Guia Josimar Melo" avalia 719 restaurantes

DA REPORTAGEM LOCAL

O crítico da Folha Josimar Melo lança hoje no piano-bar Barretto a edição 2006 de seu guia de restaurantes da cidade de São Paulo, com 719 casas, das quais 80 são novas.
Como acontece desde 1992, é o momento de avaliar o sobe-e-desce da gastronomia paulistana, por meio de comentários e avaliações que vão de nenhuma estrela (regular) a três estrelas (excelente). Entre os destaques da edição, está o restaurante A bela Sintra, que já estréia no guia com duas estrelas, uma conquista rara. "O proprietário Carlos Bettencourt comandou por 18 anos o Antiquarius, um restaurante três estrelas, e trouxe toda a sua equipe de lá", diz Josimar Melo.
No topo do ranking, considerados "excelentes", estão os restaurantes Antiquarius, D.O.M., Fasano, Le Coq Hardy, Massimo e o Vecchio Torino. Essa elite da gastronomia paulistana encolheu em relação ao ano passado, com o fechamento de duas casas ao longo do ano: Laurent e Café Antiqüe.
O Bistrot Jaú, o Gombe, o Pinus e o Spaghetti Notte, que possuíam a avaliação "bom" (uma estrela), saem sem estrelas na edição 2006.
Além das avaliações, o crítico verifica um movimento de abertura de novos restaurantes com boa qualidade. "É uma renovação interessante, que se reflete no fato de que muitos restaurantes já estrearam no guia deste ano já com sua primeira estrela", diz Melo. Entre eles, estão o Mosaic e Beth Cozinha de Estar.


Guia Josimar Melo 2006
Autor:
Josimar Melo
Editora: DBA
Quanto: R$ 32 (320 págs.)
Lançamento: Baretto (r. Vitório Fasano, 88, Jardins), hoje, das 12h às 19h


Texto Anterior: Artes plásticas: Legado construtivo de Willys ganha estudo em livro
Próximo Texto: Música: DonaZica apresenta sua MPB de cara nova
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.