São Paulo, segunda, 11 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HOMENAGEM
Niemeyer e Jorge Amado passam a nomear naves da Vasp
Aviões são batizados com nomes de artistas brasileiros

da Reportagem Local

O escritor colombiano Gabriel García Márquez já escreveu em uma crônica que nunca conheceu ninguém com tanto medo de avião quanto Oscar Niemeyer. Ironia do destino: a partir de fevereiro, o nome do arquiteto deve batizar uma aeronave da Vasp.
A medida faz parte de um projeto da empresa de dar nomes de grandes personalidades brasileiras a nove de seus aviões MD-11.
Além de Niemeyer, também serão homenageados Jorge Amado, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Tom Jobim e Heitor Villa-Lobos, entre outros.
"Fico lisonjeado com a gentileza, mas, quanto a viajar no avião com meu nome, isso já é outra história", disse o arquiteto, que completou 91 anos em dezembro.
São famosas suas histórias sobre avião. Certa vez, o então presidente Juscelino Kubitschek o convidou para voar de Brasília ao Rio. Recusou o convite e resolveu ir de carro -no caminho, sofreu um acidente que o deixou hospitalizado por 15 dias.
Fidel Castro já chegou a chamar Niemeyer para fazer um projeto na praça da Revolução, em Havana, capital de Cuba. Mais uma vez o medo o impediu de viajar.
"Mas consegui vencer esse medo e já andei de avião muitas vezes. De Concorde, por exemplo, me senti seguro", afirmou ele, que até hoje vai de carro a São Paulo.
Tendência
Segundo a assessoria de imprensa da Vasp, o projeto acompanha tendência de outras empresas aéreas, como a TAP-Air Portugal, que batizou parte de seus aviões com nomes de navegadores portugueses.
A espanhola Iberia possui aeronaves Pablo Picasso, Miguel de Cervantes, García Lorca etc.
Até agora, a Vasp tem apenas quatro aeronaves "batizadas": Nossa Senhora da Aparecida, Nossa Senhora da Penha, Armando Salles de Oliveira e Luís Eduardo Magalhães. Os nomes são pintados na cauda do avião.
No futuro, a empresa pensa em homenagear o piloto Ayrton Senna, morto em 1994.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.