São Paulo, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Bresson divaga sobre vida e fotografia

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Luz é como perfume para mim." Cheio de boas frases e divagações serenas sobre a vida, o fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004) estrela um documentário que o Eurochannel exibe amanhã. Com mais de uma hora, no entanto, o filme perde o foco ao fazer longos parênteses para falar de outros três artistas pouco conhecidos, mas com algum tipo de relação com Bresson.
Deixamos, então, de ouvir o francês descrevendo seu modo de fazer um retrato ou comentando as próprias fotos para ver o trabalho social de outro fotógrafo, com jovens de uma penitenciária da Geórgia. Ainda assim, vale aguentar ver os jovens descobrindo a máquina fotográfica, na espera pela volta dos comentários de Bresson. O fotógrafo explica, por exemplo, como fez a famosa foto de um homem saltando sobre um espelho d'água. Ele diz que não viu o homem pulando, já que colocara a máquina numa espécie de tábua. "Sorte é o que sempre conta. Você só precisa estar disponível", diz, após reiterar que o importante também é o olhar. "Mas as pessoas não olham; 75% das pessoas apenas apertam o botão." E como se aprende a olhar?, pergunta o entrevistador.
"Oras, mas aprendemos a fazer sexo?", responde, rindo. "Ops, corta, corta!" (FERNANDA EZABELLA)


HENRI CARTIER-BRESSON

Quando: amanhã, às 22h
Onde: Eurochannel
Classificação: não indicado para menores de 14 anos



Texto Anterior: Música - Crítica/erudito/"In Tempus Praesens": Mutter enriquece obra de compositora russa
Próximo Texto: Crítica: Diretores fazem do samba centro de documentário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.