São Paulo, domingo, 11 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

A Fuga das Galinhas     Globo, 13h05. (Chiken Run). EUA, 2000, 84 min. Direção: Peter Lord e Nick Park. Galinhas vivem em uma granja que é uma espécie de campo de concentração em que são alimentadas e preparadas para a morte certa. Uma delas, no entanto, decide revoltar-se contra o inevitável. À maneira da Hollywood na virada do milênio: a animação vira o refúgio dos filmes graves.

O Planeta dos Macacos      Globo, 23h40. (Planet of the Apes). EUA, 2001, 120 min. Direção: Tim Burton. Com Mark Wahlberg, Kris Kristofferson, Tim Roth, Cary-Hiroyuki Tagawa, Evan Parke, Freda Foh Shen, Chris Ellis. A refilmagem do clássico de Franklin J. Schaffner por Tim Burton é muito criticada. A ênfase política, o acento no amor impossível homem/macaco, o tom de acentuado negro fazem dele, de fato, um filme incômodo. Mas nem tudo que é incômodo é ruim, eventualmente é até o contrário. Tim Burton consegue fazer aqui uma leitura mais que digna do filme original de Franklin Schaffner, sem sair de seus parâmetros. Vale uma revisão.

Nadja    Bandeirantes, 1h. (Nadja). EUA,1994, 90 min. Direção: Michael Almereyda. Com Elina Lowensohn, Peter Fonda, Susy Amis. Não o romance surrealista célebre de André Breton, mas uma história de vampiros, sobretudo vampiras, bastante maneiroso (rodado em branco-e-preto), com Nadja (Lowensohn) e seu irmão Edgar tendo pela frente o velho Van Helsing (Fonda) em Nova York, anos 1990.

Hannibal   Globo, 1h50. (Hannibal). EUA, 2001, 131 min. Direção: Ridley Scott. Com Anthony Hopkins, Julianne Moore, Gary Oldman. Seqüência decepcionante de "O Silêncio dos Inocentes", agora com Hannibal, o canibal (Hopkins) voltando à ativa após dez anos na Itália, reencontrando a agente Starling (Moore no lugar de Jodie Foster) e tendo de enfrentar a febre vingativa de uma antiga vítima (Oldman). Um filme grosseiro, sem nada a ver com o original.

A História de Loretta Clairborne    Globo, 4h. (The Loretta Claiborne Story). EUA,1999. Direção: Lee Grant. Com Kimberly Elise, Tina Lifford, Nicole Ari Parker. Uma jovem deficiente mental torna-se atleta, o que transforma sua vida. Um tema muito discutido atualmente, em filme para TV. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Help! O Tinhoso visita o Teimoso!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.