São Paulo, quarta, 11 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

SCANNERS 2: A FORÇA DO PODER
Bandeirantes, 13h05. (Scanners 2 - The New Order). Canadá, 1991, 95 min. Direção: Christian Duguay. Com David Hewlett, Deborah Raffin. Policial e cientista unem-se para dominar os scanners (mutantes com poderes mentais absurdos surgidos no filme de 1981) e, manipulando-os, partir para a construção de uma nova ordem. A idéia do primeiro filme é devidamente barateada. Registre-se, em todo caso, o cuidado na feitura.

LAMBADA, A DANÇA PROIBIDA
SBT, 13h30.
(The Forbidden Dance). EUA, 1994, 97 min. Direção: Greydon Clark. Com Laura Herring, Jeff James. Para popularizar sua luta em defesa da Amazônia, mulher entra em concurso de dança nos EUA. Deu para perceber a associação sutil entre os dois assuntos?

JAMAICA ABAIXO DE ZERO Globo, 15h15.
(Cool Runnings). EUA, 1993, 97 min. Direção: Jon Turtletaub. Com Leon, Doug E. Doug, John Candy. A inusitada formação de uma equipe jamaicana para concorrer nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1988, no Canadá, na categoria trenó de neve. Detalhe: nenhum dos membros da equipe havia visto neve até então. Boa matinê, animada pela presença de John Candy.

CONFRONTO MORTAL
CNT/Gazeta, 21h30.
(The Evil that Men Do). EUA, 1984, 97 min. Direção: J. Lee Thompson. Com Charles Bronson, Theresa Saldana. Aqui, Bronson é um matador aposentado que volta à ativa para perseguir torturador que ensina seus métodos a um ditador. Tido como acima da média da colaboração entre Bronson e Thompson, o que não quer dizer grande coisa.

INTERCINE. Globo, 22h40.
Para quarta, a disputa se dá entre "Acusação" (1995, de Mick Jackson, com James Woods, Mercedes Ruhel), "Na Véspera do Extermínio" (1994, de Robert Young, com Frank Langella, Tony Goldwyn, Alan Arkin) e "O Destino Bate à Sua Porta" (1981, de Bob Rafelson, com Jack Nicholson, Jessica Lange).

ALIANÇA FINAL
Bandeirantes, 22h50.
(Final Alliance). EUA, 1989, 94 min. Direção: Mario Di Leo. Com David Hasselhoff, Bo Hopkins, John Saxon. O ex-marinheiro Will Colton (Hasselhoff) retorna a cidade dominada, durante anos, por motoqueiros com hábitos como roubar, estuprar e matar. Colton tem planos para enfrentar os marginais com eficácia.

O IMPERADOR DO NORTE
Globo, 1h10.
(The Emperor of the North). EUA, 1973, 118 min. Direção: Robert Aldrich. Com Lee Marvin, Ernest Borgnine, Keith Carradine. Marvin é Número Um, o mais esperto dos marginalizados que, durante a Depressão dos anos 30, costumam viajar clandestinamente nos trens do Oregon. Borgnine é um guarda de trem não apenas esperto como sádico ao extremo. Se, de certo modo, o filme dá uma visão esquemática desse período dramático, em troca o conflito entre os dois homens rende uma aventura mais que agradável. Não é um Aldrich maior, mas fica quilômetros acima da média.

OS PRAZERES DO FUTURO
Bandeirantes, 3h10.
(Virgin Hunters). EUA, 1993, 75 min. Direção: Ellen Cabot. Com Ian Abercrombie, Brian Bremer. Num futuro sem prazer sexual, casal resolve embarcar em viagem para o passado. Na cola, segue um robô assassino. Inédito.

TV PAGA
Ali MacGraw ajuda o USA

da Redação

Dá para pensar, às vezes, que o canal USA jogou a toalha, tal a sequência de insignificâncias ou repetições que oferece a seus assinantes. Por isso, a exibição de "Paixão de Primavera" (às 16h) já é um alento.
Não que o filme de Larry Peerce seja uma obra-prima, mas sua correção impressiona bem. O filme não apenas conta a história do fugaz amor entre o rapaz pobre (Richard Benjamin) e a jovem judia rica (Ali MacGraw), como se empenha em pôr em relevo seus atores, então iniciantes.
Eles não negam fogo. Com isso, o filme pode se privar de ser piegas para nos comover. Basta-lhe fixar-se nos atores para notar, aqui, os ecos, menos profundos, mas ainda assim atraentes, de "Clamor do Sexo", de Elia Kazan. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.