São Paulo, domingo, 11 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lupicínio Rodrigues é destaque da Coleção

Livro-CD, nas bancas no próximo domingo, traz vida e obra do gaúcho

Compositor desde garoto, Lupicínio viveu com intensidade a boemia e emplacou diversos sucessos, como "Nervos de Aço"

Acervo UH/Folha Imagem
O cantor e compositor Lupicínio Rdrigues, em foto de 1959

DA REPORTAGEM LOCAL

Gaúcho do bairro de Ilhotas (Porto Alegre), Lupicínio Rodrigues é um dos compositores mais particulares da música brasileira. Traição, dor de cotovelo e vingança eram seus temas favoritos, mas tratados com sofisticação e humor.
"Nervos de Aço", "Quem Há de Dizer" e "Volta" são clássicos do sofrimento elegante gravados por grandes cantores na sua época e por novos intérpretes a partir dos anos 1970.
O sexto volume da Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira, nas bancas no próximo domingo, é dedicado à música e história de Lupicínio.
Nascido em 1914, ainda garoto ele já escrevia músicas para blocos de Carnaval de Porto Alegre e concursos de rádio. Mas virou coisa séria quando teve o primeiro sucesso, "Se Acaso Você Chegasse", em 1938, na voz de Ciro Monteiro.
Pela época, passou temporada no Rio de Janeiro e conheceu bambas como Francisco Alves e Geraldo Pereira. Na década de 40, seguiu sendo gravado por Orlando Silva, Caco Velho, Moreira da Silva etc.
Por toda sua vida, Lupicínio viveu intensamente a boemia e o amor, retratando-os em suas canções. Dizia que eram feitos de histórias reais seus sucessos como "Vingança", gravado por Linda Batista em 1951.
Na voz de Francisco Alves emplacou seus maiores clássicos, muitos regravados anos depois: "Nervos de Aço" (depois cantado por Paulinho da Viola); "Esses Moços" (depois por Gilberto Gil) e "Cadeira Vazia" (gravada por Elza Soares).
Lupicínio morreu em Porto Alegre em 1974, ao mesmo tempo em que voltava às rádios seu antigo sucesso "Felicidade", agora com Caetano Veloso.
O autor do livro sobre Lupicínio Rodrigues é o músico Arthur de Faria e a edição traz biografia, discografia, letras e fotos. No CD, gravações de "Se Acaso Você Chegasse", com Elza Soares, "Judiaria", com Arnaldo Antunes, e "Nervos de Aço", na voz de Paulinho da Viola, entre outras.
A Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira é composta por 25 livros-CDs, nas bancas aos domingos até 29 de agosto. Cada volume é dedicado a um compositor da era de ouro da música brasileira.


Texto Anterior: Ex-jogador filma os próprios pares
Próximo Texto: Crítica/"S.O.S. Emergência": Série mistura "Zorra Total" e novela das 7h
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.