São Paulo, sexta-feira, 11 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"IRREVERSÍVEL"

Talento de Gaspar Noe revoluciona gênero de busca por vingança

TIAGO MATA MACHADO
CRÍTICO DA FOLHA

A chegada de "Irreversível" ao DVD é uma boa oportunidade para reavaliações. Lançado no ano passado, o segundo longa de Gaspar Noe foi execrado pela crítica, tachado apressadamente como mais um filme de violência gratuita concebido para fazer escândalo. O mais evidente, o talento (exasperado) de Noe, acabou recalcado pelo moralismo dos críticos.
"Irreversível" é também prova do desespero de um jovem cineasta francês de talento. Depois de todas as revoluções terem sido deflagradas na cinematografia francesa, depois de Vigo, Renoir, Godard e Eustache, não há filme-invenção que pareça estar à altura. Se ainda batalha por seu lugar ao sol, Noe já pode ao menos se orgulhar de ter provocado a mesma reação e crítica que esses cineastas tiveram em seu tempo.
Conservadorismos à parte, fiquemos apenas na essência da proposta: a idéia de contar uma história de vingança de trás para a frente já é, em si, uma pequena revolução no gênero. A inversão serve para desmontar, de dentro, o mecanismo de identificação do espectador, essa eterna promessa de expiação pela violência que os filmes de vingança propiciam.
"O tempo destrói tudo", diz o slogan. Mas não é senão por uma reversibilidade do tempo que se opera a narrativa: começa-se por uma morte maldita em um inferninho do submundo gay para chegar à relva de um domingo no parque, em cena idílica concebida sob o signo de um nascimento.
A violência do ato de vingança surge, no início, desproporcional e sem justificação, em sua bestialidade crua. Invertendo o processo, Noe também reverte a unidimensionalidade crescente a que tendem os personagens dos (tele)filmes de vingança. A cada cena, os protagonistas ganham novas dimensões. A cada passagem, é o potencial de Noe que se revela.


Irreversível
Irréversible
   
Direção: Gaspar Noe
Produção: França, 2001
Com: Monica Bellucci, Vincent Cassel Distribuidora: Europa



Texto Anterior: DVDs/lançamentos - "Ao vivo de Bagdá": Guerra do Golfo ganha longa sobre atuação da CNN
Próximo Texto: "Maria - Mãe do Filho de Deus": No DVD, padre Marcelo é mais "astro" do que já havia sido no cinema
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.