São Paulo, sexta-feira, 11 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTROS LANÇAMENTOS

Sob o Olhar do Mar
°°   
Akira Kurosawa nunca entendeu as mulheres. Morreu sem retratá-las no cinema, já que preferia dar bola para samurais -situação que foi mudando em seus últimos anos de vida. "Sob o Olhar do Mar" surge portanto com dois atrativos. O maior deles é seu script, o último escrito pelo cineasta japonês, que não teve tempo de filmá-lo. Trata-se também de sua única investida profunda no mundo feminino. A visão do diretor, Kei Kumai, transborda sentimentalismo ao contar a história de O-Shin, uma prostituta que busca o amor verdadeiro no Japão do século 19. Os homens aqui se dividem basicamente entre os canalhas e os fracassados. Apenas as mulheres têm alguma dignidade. Apesar de exagerar no melodramático, Kumai acerta no tom de fábula surrealista: o poder de restauração do amor é como a água purificadora, que pode apenas encobrir sujeiras.
(BRUNO YUTAKA SAITO)


TÍTULO ORIGINAL: THE SEA IS WATCHING
DIREÇÃO: KEI KUMAI
PRODUÇÃO: JAPÃO, 2002
COM: NAGIKO TOHNO, MISA SHIMIZU
DISTRIBUIDORA: COLUMBIA


O Pequeno Príncipe
°°  
Depois que Paulo Coelho usurpou do príncipe intergaláctico as cabeceiras das misses, ficou mais fácil digerir a história de Antoine de Saint-Exupéry sem preconceitos. Contudo as lições morais do livro, que o filme repete fielmente, são por demais adocicadas para um adulto. Além disso, o formato de musical de "O Pequeno Príncipe" envelheceu mal. Por mais que as canções dos novos filmes da Disney sejam infinitamente mais pobres, a música do filme, 30 anos depois, soa cristalizada em um modelo popularesco, com arroubos operísticos, que pouco se distancia do convencional, seja na orquestração, seja nas letras. Da mesma forma, a coreografia de Bob Fosse, de tão obrigatória nos anos 70, tornou-se totalmente caricatural. Para crianças não-alfabetizadas, a parte musical, sempre legendada, é um obstáculo difícil de ultrapassar. E essa edição não mostra nem um extra sequer. (GUILHERME WERNECK)


TÍTULO ORIGINAL: THE LITTLE PRINCE
DIREÇÃO: STANLEY DONEN
PRODUÇÃO: EUA/INGLATERRA, 1974
DISTRIBUIDORA: PARAMOUNT



Texto Anterior: "Maria - Mãe do Filho de Deus": No DVD, padre Marcelo é mais "astro" do que já havia sido no cinema
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: A estrela, o hóspede e o viajante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.