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CRÍTICA DRAMA
Relação tensa entre pai e filho origina espetáculo monótono
CHRISTIANE RIERA
CRÍTICA DA FOLHA
Dois textos canônicos foram o ponto de partida na
criação de "Nomes do Pai",
um espetáculo experimental
dirigido por Ruy Cortez em
colaboração com a Cia. da
Memória e o dramaturgo Luís
Alberto de Abreu.
Em "Carta ao Pai", escrita
por Franz Kafka, o autor se
examina ao explicar a tirania
de seu pai.
Com outra vertente, as
"Cartas a um Jovem Poeta",
de Rainer Maria Rilke, revelam o processo criativo como
um ato solitário e assustador.
O desafio aqui é condensar
as referências em uma dramaturgia inteiramente construída com gestos.
Os conflitos do embate entre pai e filho são retratados
de maneira sintética em cenas curtas que abordam desde temas mais íntimos, como
a necessidade de enfrentar o
pai, aos mais abrangentes,
como a herança patriarcal.
Em um espelhamento singelo, pai e filho reagem da
mesma forma ao afrouxarem
gravatas e despirem-se lentamente até que, numa virada
de expectativa, o filho veste a
roupa do pai.
No palco, a presença física
dos atores Fábio Takeo e Rafael Steinhauser atenua-se
com seus rostos doces.
Cenas poéticas desdobram-se em outras mais prosaicas. Sentado numa sinagoga, o filho é obrigado a repetir o ritual do pai. Ensinando o filho a comer, o pai corrige sua postura.
O desenrolar não escapa
ao risco de reproduzir o mesmo ritmo: ora o filho se submete à figura do pai, ora sua
ascensão aponta para a fragilidade de seu genitor.
A montagem acaba por sofrer com a proposta de sintetizar tensões dramáticas em
ações físicas pois torna-se
impossível não cair em monotonia e a repetição do mesmo desenho no palco resulta
em autofagia.
NOMES DO PAI
QUANDO sáb., às 18h; dom, às
17h; até 4/7
ONDE Ágora Teatro (r. Rui Barbosa,
672, Bela Vista, tel. 0/xx/11/
3284-0290)
QUANTO R$ 30
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO regular
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