São Paulo, sábado, 11 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

FEBRE NA SELVA
SBT, 13h. (Jungle Fever). EUA, 1991, 131 min. Direção: Spike Lee. Com Wesley Snipes, Annabella Sciorra, Spike Lee. O envolvimento entre um negro e uma branca rende uma série de considerações sobre o racismo, mas, também, uma atmosfera de sensualidade muito forte.

ACERTO DE CONTAS
Record, 20h05.
(The Childhood Friend). EUA, 1994, 94 min. Direção: Pupi Avati. Com Jason Robards 3º, Ami Galper. A trajetória de dois amigos de infância, inseparáveis, que se separam já na idade adulta, quando um vira um apresentador de TV e o outro, um fracassado. Tempos depois, o fracassado volta à cena, para se vingar pelo sucesso do ex-amigo e começa a exterminar todos os que lhe são próximos.

UMA CILADA IMPLACÁVEL
Bandeirantes, 21h30.
(Fatal Justice). EUA, 1992, 100 min. Direção: Gerald Cain. Com Joe Estevez, Suzanne Ager. Disposta a eliminar seu agente mais talentoso, a CIA escala uma garota sabida e implacável. Mas tem um porém: em suas investigações, ela descobre que o homem a quem deve matar é o seu pai.

PENSAMENTOS MORTAIS
Globo, 21h50.
. (Mortal Thoughts). EUA, 1991. Direção: Alan Rudolph. Com Bruce Willis, Demi Moore. Duas amigas donas de um salão de beleza chique fazem o possível para ficar longe dos maridos problemáticos. Até que o desejo de uma delas se realiza e o marido aparece morto. Mas elas se tornam suspeitas.

CÃO DE GUARDA
Record, 22h.
(Dog Watch). EUA, 1996, 98 min. Direção: John Langley. Com Sam Elliott, Esai Morales, Paul Sorvino. Após presenciar a morte do parceiro, policial mata o assassino. Só depois ficará sabendo que tudo era, na verdade, uma armação da polícia e que o homem a quem matou era, na verdade, outro tira, disfarçado. Inédito.


MEMÓRIAS
Cultura, 22h30.
(The Neon Bible). EUA, 1995, 92 min. Direção: Terence Davies. Com Gena Rowlands, Diana Scarwid. Em seu primeiro filme nos EUA, o britânico Davies vai aos anos 40, adaptando romance de John Kennedy Toole. Pelos olhos de um menino, o filme busca observar fenômenos como Ku-Klux-Klan (portanto opressão racial), presença de pastores fundamentalistas (opressão religiosa) e violência familiar (opressão contra as mulheres). Quem vem em seu socorro é tia Mae (Rowlands).

A MULHER SENSUAL
CNT/Gazeta, 23h40.
Brasil, 1981, 106 min. Direção: Antonio Calmon. Com Helena Ramos, Paulo Ramos, Alcione Mazzeo. Atriz de novela e símbolo sexual, na verdade Helena Ramos é uma mulher frustrada e frígida. Não faltarão tentativas de tirá-la dessa situação. Um filme assim-assim de Calmon, que hoje é mais conhecido como novelista.

O OUTRO AMANTE
Globo, 23h50.
(The Other Lover). EUA, 1985. Direção: Robert Ellis Miller. Com Lindsay Wagner, Jack Scalia, Shannon Doherty. Executiva de uma grande editora, casada com um médico, acompanha um escritor em viagem de promoção de um livro e acaba se envolvendo com ele.

A BRISA DA MORTE
Bandeirantes, 0h50.
(Dark Wind). EUA, 1991, 111 min. Direção: Errol Morris. Com Lou Diamond Philips, Gary Farmer. Philips é um índio navajo, também policial, que, ao investigar um crime, descobre importantes segredos da vida tribal. O realizador é um documentarista com bom nome.

DEPOIS DA MEIA-NOITE
Globo, 1h30.
(After Midnight). EUA, 1989. Direção: Ken Wheat/Jim Wheat. Com Jillian McWhirter, Pamella Segall. Ao participar de um curso de psicologia cujo tema principal é o medo, quatro estudantes são estimulados a contar histórias. Até que algo começa acontecer e você dorme.

MULHER, MÃE, ASSASSINA
SBT, 1h45.
(Wife, Mother, Murderer). EUA, 1991, 94 min. Direção: Mel Damski. Com Judith Light. Cansada da vidinha, mulher mata o marido e a filha, recebe o seguro e foge para a Flórida. Aí, ela parece gostar do novo estilo de vida: se faz passar por outra mulher e trata de batalhar um velho milionário. Muito tarde para muito pouco.

A ACOMPANHANTE
Bandeirantes, 2h50.
(The Escort). EUA, 1996, 90 min. Direção: Gary Graver. Com Tim Abell, Tisha Alexander, Sienna Morgan. Bela diretora de uma agência de acompanhantes contrata uma garota promissora. Logo, no entanto, a jovem revela-se uma torrente de problemas. Entre outros, seduz o marido da patroa e se envolve em um assassinato.

CAÇADA IMPIEDOSA
Globo, 3h05.
(Edie Macon's Run). EUA, 1983. Direção: Jeff Kanew. Com Kirk Douglas, John Schneider. O Jovem Eddie Macon é preso e condenado por um crime que não cometeu. Ele consegue escapar da prisão e inicia uma fuga em direção ao México, onde sua família o espera.

O CÉU SE ENGANOU SBT, 3h30.
(Chances Are). EUA, 1989, 107 min. Direção: Emile Ardolino. Com Cybill Shepherd. Mulher continua fiel ao marido, séculos após a sua morte. Mais: ele deve voltar à Terra, mas na pele de um jovem jornalista. Eles se conhecem, mas ela tentará resistir à paixão. Bom elenco e romantismo.

TV PAGA
Sensações epidérmicas

da Redação

"Linha Mortal" (HBO, 14h15) pertence ao ramo das sensações epidérmicas, dominante na indústria atual.
Ali, um grupo de jovens médicos decide praticar experiências com morte e ressurreição. Ocorre de imediato ao telespectador que isso só pode ocorrer no cinema. Mas, o que importa?
Como classificar esse filme? Não é horror, nem ficção científica. Em parte é fantástico (porém banal). Há um pouco de ciência e um tanto de misticismo.
O essencial, porém, é a possibilidade de criar sensações imediatas, que se apagam assim que termina o espetáculo. Já o canadense "Amor e Restos Humanos" (Multishow, 4h20) pertence à categoria do horror disfarçado de drama. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.