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MÚSICA ERUDITA - CRÍTICA
Mutter atinge maturidade
WILLIAM LI
especial para a Folha
Anne-Sophie Mutter não é mais
aquela menina-prodígio que foi
descoberta por Herbert von Karajan em 1976, aos 13 anos, e conquistou fama internacional, dois
anos depois, ao gravar "Concertos para Violino e Orquestra KV
216 e 219", de Mozart, com a Filarmônica de Berlim.
Seu mais recente CD apresenta o
complexo "Concerto para Violino e Orquestra op. 77", de
Brahms, e a pouco conhecida
"Fantasia op. 131", de Schumann, com Kurt Masur frente à
New York Philharmonic.
Brahms compôs "Concerto para Violino", em Pörtschach, na
Áustria, em 1878.
A obra estreou no Gewandhaus
de Leipzig, em 1879, com Joseph
Joachim como solista e autor da
"cadenza" -a mesma que Mutter usa nesta gravação. Junto ao
"Concerto op. 61", de Beethoven,
esse constitui um dos grandes desafios para um violinista.
Anne-Sophie Mutter enfrenta-os
com a maturidade de quem já domina todos os recursos de seu instrumento. Sua interpretação é melódica e brilhante, mas pode ser
também agressiva e angustiada.
"Fantasia para Violino e Orquestra op. 131", de Schumann,
também é uma obra dedicada a Joseph Joachim.
Schumann o conheceu em 1853,
quando Joachim, aos 21 anos, executou o "Concerto para Violino", de Beethoven. Numa carta a
Schumann, o solista queixou-se
do fraco repertório contemporâneo para seu instrumento.
Schumann respondeu-lhe, no
mesmo ano, com esta "Fantasia". Após a morte de Joachim, a
obra caiu no esquecimento e é resgatada agora por Anne-Sophie
Mutter.
No CD, gravado ao vivo no Lincoln Center, em Nova York, Anne-Sophie Mutter revela-se capaz
não só de enfrentar obras complexas como o "Concerto", de
Brahms, mas de resgatar obras interessantes e pouco conhecidas,
como a "Fantasia", de Schumann.
Disco: Anne-Sophie Mutter - Brahms
Violinkonzert
Intérpretes: Anne-Sophie Mutter
(violino), New York Philharmonic, Kurt
Masur (regente)
Lançamento: Deutsche Grammophon
Quanto: R$ 25, em média
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