São Paulo, sábado, 11 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA ERUDITA - CRÍTICA
Mutter atinge maturidade

WILLIAM LI
especial para a Folha

Anne-Sophie Mutter não é mais aquela menina-prodígio que foi descoberta por Herbert von Karajan em 1976, aos 13 anos, e conquistou fama internacional, dois anos depois, ao gravar "Concertos para Violino e Orquestra KV 216 e 219", de Mozart, com a Filarmônica de Berlim.
Seu mais recente CD apresenta o complexo "Concerto para Violino e Orquestra op. 77", de Brahms, e a pouco conhecida "Fantasia op. 131", de Schumann, com Kurt Masur frente à New York Philharmonic.
Brahms compôs "Concerto para Violino", em Pörtschach, na Áustria, em 1878.
A obra estreou no Gewandhaus de Leipzig, em 1879, com Joseph Joachim como solista e autor da "cadenza" -a mesma que Mutter usa nesta gravação. Junto ao "Concerto op. 61", de Beethoven, esse constitui um dos grandes desafios para um violinista.
Anne-Sophie Mutter enfrenta-os com a maturidade de quem já domina todos os recursos de seu instrumento. Sua interpretação é melódica e brilhante, mas pode ser também agressiva e angustiada.
"Fantasia para Violino e Orquestra op. 131", de Schumann, também é uma obra dedicada a Joseph Joachim.
Schumann o conheceu em 1853, quando Joachim, aos 21 anos, executou o "Concerto para Violino", de Beethoven. Numa carta a Schumann, o solista queixou-se do fraco repertório contemporâneo para seu instrumento.
Schumann respondeu-lhe, no mesmo ano, com esta "Fantasia". Após a morte de Joachim, a obra caiu no esquecimento e é resgatada agora por Anne-Sophie Mutter.
No CD, gravado ao vivo no Lincoln Center, em Nova York, Anne-Sophie Mutter revela-se capaz não só de enfrentar obras complexas como o "Concerto", de Brahms, mas de resgatar obras interessantes e pouco conhecidas, como a "Fantasia", de Schumann.


Disco: Anne-Sophie Mutter - Brahms Violinkonzert Intérpretes: Anne-Sophie Mutter (violino), New York Philharmonic, Kurt Masur (regente) Lançamento: Deutsche Grammophon Quanto: R$ 25, em média


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.