São Paulo, sábado, 11 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saint-Sains serve de inspiração

especial para a Folha

Em 1886, o compositor francês Camille Saint-Sains compôs uma peça para divertir seus amigos que, apesar da despretensão, tornou-se uma de suas obras mais célebres.
"O Carnaval dos Animais", fantasia zoológica que tenta imitar sonoramente alguns bichos, serve agora de inspiração para Ivaldo Bertazzo que, junto com os maestros Achille Picchi e Nelson Ayres, criou paralelos entre a fauna brasileira e o caráter lúdico da obra de Saint-Sains.
"Procuro estimular a diversidade de linguagens em todos os níveis", diz Bertazzo. Além do encontro entre erudito e popular, também o urbano e o rural se fundem na coreografia e na trilha musical de "Ciranda dos Homens... Carnaval dos Animais".
"Usando o mesmo caráter brincalhão da obra de Saint-Sains, criei citações musicais que remetem a animais que fazem parte da cultura brasileira", diz Picchi, que no entanto preservou a integridade da partitura original, usada como fio condutor.
Tocada ao vivo, a trilha sonora resultante dessas misturas contará com Achille Picchi e Joaquim Paulo do Espírito Santo ao piano. "Com a participação das bandas populares do Nordeste, cria-se um ambiente sonoro contrastante e imprevisível", diz Picchi.
Segundo o maestro, em alguns momentos a trilha erudita se integra aos sons da Banda Cabaçal, dirigida pelos irmãos Aniceto, do Ceará, e da banda paraense conduzida por Wilson Fonseca. (AFP)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.