São Paulo, terça, 11 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Historiador foi best seller no século 19

de Paris

Uma das grandes marcas do trabalho de Jules Michelet é o destaque que ele dá a personagens que, até então, eram desprezados pelos historiadores.
O povo, em sua obra, deixa de ser o mero espectador dos acontecimentos e se torna um agente importante da história. Em "O Povo", de 1846, Michelet analisa as características do povo francês e propõe soluções para a conturbada situação no resgate dos valores populares.
Ele justificava essa simpatia pelo povo por causa de sua história pessoal. Sua família tinha origem humilde e Michelet chegou a passar fome na infância.
"Para conhecer a vida do povo, seus trabalhos e sofrimentos, foi-me suficiente interrogar minhas recordações", escreveu ele no prefácio de "O Povo".
Michelet também valorizou o papel histórico das mulheres, por meio de obras como "A Feiticeira", "Joana D'Arc" e "As Mulheres da Revolução Francesa".
Em "A Feiticeira", por exemplo, realizou uma vigorosa defesa das mulheres que, na Idade Média, eram consideradas como portadoras de poderes diabólicos e, não raro, acabavam na fogueira.
Para Michelet, essas mulheres, em geral, detinham ou um grande poder de sedução, e eram vítimas de intrigas decorrentes, ou eram condenadas por rivalizar com a Igreja Católica ao deter conhecimentos na área da medicina.
Assim, Michelet se tornou referência para movimentos feministas que começaram a surgir na segunda metade do século 19.
"A Mulher", de 1859, faz parte de uma série de livros que Michelet publicou baseados na observação da natureza e do estudo de história natural.
Esses livros ("O Pássaro", "O Inseto", "O Mar", "A Montanha" e "O Amor", entre outros) renderam a Michelet uma enorme popularidade. As edições eram esgotadas em poucas semanas (em 1858, foram imprimidos 30 mil exemplares de "O Amor" em pouco mais de um mês) e valeram a Michelet uma confortável situação financeira nos últimos anos de de sua vida. Um caso raro de historiador best seller. (RA)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.