São Paulo, terça, 11 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tanita Tikaram volta virada do avesso

da Reportagem Local

Tanita Tikaram, 28, cantora e compositora nascida na Alemanha de pais de origem asiática e criada na Inglaterra, já foi uma chata de galocha. Em "The Cappuccino Songs" (belo nome, Tanita), volta transfigurada.
Ela despontou em 88 -quando tinha apenas 18, portanto-, exibindo um trabalho que fazia confluírem três influências predominantes: folk, country e soul.
O sucesso maior era, à época, "Cathedral Song" (que Renato Russo regravou em seu primeiro disco solo e, na mesma época, Zélia Duncan transformou em "Catedral"), bem medonha.
No todo, era um trabalho tímido (agravado pelo estilo de interpretação, monocórdico apesar da bela voz grave), que fez a artista, ao longo de cinco discos, despontar para o anonimato. Foi quando abandonou sua gravadora, Warner -e saiu atirando pesado, dizendo-se impedida de mudar/evoluir. "The Cappuccino Songs", primeiro trabalho pós-Warner, revoluciona todas as perspectivas.
A cantora folk seriona deu lugar a -pasme- uma garota interessada em Abba (regrava, do conjunto sueco, "The Day Before You Came") e no que de mais sofisticado existe no lado kitsch do pop.
O álbum é uma coleção de peças brega-chiques inspiradas. "Amore Si", um dos melhores momentos, é a cara do pop de cabaré dos Pet Shop Boys -sim, pode pensar em Noël Coward também.
Desfilam arranjos quase sempre orquestrados -mas alérgicos à pompa e à pretensão. É tudo brincadeira, séria brincadeira. Brilham a épica "Stop Listening", "Back in Your Arms" e, mais que todas, "The Cappuccino Song".
Há aqui um belo tratado de como o pop pode significar entretenimento desabalado sem idiotia. Björk -que Tanita parece querer imitar no visual- podia aprender umas coisinhas com ela. (PAS)

Disco: The Cappuccino Songs Artista: Tanita Tikaram Lançamento: PolyGram Quanto: R$ 18, em média


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.