São Paulo, Quinta-feira, 11 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Vencedor do ano passado foi "A Vida É Bela", de Begnini
"Sunshine", de István Szabó, lidera disputa do oscar europeu

AMIR LABAKI
da Equipe de Articulistas


Com quatro indicações, incluindo melhor filme, "Sunshine" (Amanhecer) do diretor húngaro István Szabó ("Mephisto") lidera a disputa neste ano pelos prêmios da Academia Européia de Cinema, o antigo "Félix". Estrelado por Ralph Fiennes ("O Paciente Inglês"), o drama faz um balanço do século 20 na Europa Central acompanhando a saga de três gerações de uma família judia.
Ao lado de "Sunshine", outros sete filmes acabam de ser indicados pela academia para concorrer ao prêmio de produção do ano. O cinema britânico tem reconhecida sua presente força com a única dupla indicação: "Um Lugar Chamado Notting Hill", de Roger Mitchell, e "Zona de Conflito", de Tim Roth.
O favorito ao Oscar 2000 de filme estrangeiro, o espanhol "Tudo Sobre Minha Mãe" de Pedro Almodóvar, também está entre os indicados. O movimento Dogma 95 emplacou um concorrente com o dinamarquês "Mifune" de Soren Kragh-Jacobsen.
Apenas dois indicados jamais passaram no Brasil, seja no circuito comercial ou em mostras e festivais. São o próprio "Sunshine" e o vencedor de Cannes-99, o belga "Rosetta" de Luc e Jean-Pierre Dardenne. A lista de indicados inclui ainda o sueco "Fucking Amal", de Lukas Moodysson, que está na programação do Festival Mix Brasil deste ano, e "Moloch", do russo Alexander Sokurov.
Dez outras categorias receberão prêmios específicos. Líder em indicações, "Sunshine" é uma co-produção entre Canadá, Hungria, Áustria e Alemanha. O drama de Szabó concorre a quatro prêmios: filme, ator, roteiro e fotografia.
Na categoria de melhor atriz foram indicadas a francesa Nathalie Baye ("Une Liaison Pornographique"), a espanhola Penelope Cruz ("A Garota de Teus Olhos"), a belga Emilie Dequenne ("Rosetta"), a dinamarquesa Iben Hjejle ("Mifune") e a argentina Cecilia Roth ("Tudo Sobre Minha Mãe"). Os atores concorrentes são o dinamarquês Anders W. Berthelsen ("Mifune"), os ingleses Rupert Everett ("An Ideal Husband"), Ralph Fiennes ("Sunshine") e Ray Winstone ("Zona de Conflito"), o alemão Goetz George ("Depois da Verdade") e o francês Philippe Torreton ("Ça Commence Aujourd'Hui").
A premiação acontece em 4 de dezembro em Berlim. O Filme Europeu de 1998 foi o italiano "A Vida É Bela", de Roberto Begnini.


Texto Anterior: Censura: "Clube da Luta" chega ao Reino Unido em versão com cortes
Próximo Texto: Música: Osesp divulga seu programa de 2000
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.