São Paulo, sábado, 11 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

O Grande Guerreiro
Record, 10h15.
(Chief Crazy Horse). EUA, 1955, 86 min. Direção: George Sherman. Com Victor Mature, Suzan Ball, David Janssen. Antes de se tornar nome de um cabaré parisiense, Crazy Horse foi um não menos célebre guerreiro da tribo Sioux. Aqui, ele é biografado em cinemascope. A posteridade fica lhe devendo algo.

Um Garoto na Corte do Rei Arthur
Bandeirantes, 13h.
(A Kid in King Arthur's Court). EUA, 1995, 89 min. Direção: Michael Gottlieb. Com Thomas Ian Nicholas, Joss Ackland. Menino é levado pelo mago Merlin até a época dos Cavaleiros da Távola Redonda.

Fibra de Valente 2: a Lenda de Buford Pusser
Rede TV!, 14h.
(Walking Tall - Part 2: The Legend of Buford Pusser). EUA, 1975, 109 min. Direção: Earl Bellamy. Com Bo Svenson. Xerife do Tennessee tenta achar o assassino de sua mulher.

Um Conto Americano 2 - Fievel Vai para o Oeste
SBT, 14h.
(An American Tail - Fievel Goes West). EUA, 1991, 75 min. Direção: Phil Nibbelink, Simon Wells. No primeiro filme, Fievel era o rato imigrante que vinha da Rússia e separava-se da família. Aqui, ele segue a trajetória do sonho americano e vai na direção oeste. Mas tudo era uma armação dos gatos. Estritamente infantil.

King Kong
SBT, 16h.
(King Kong). EUA, 1976, 128 min. Direção: John Guillermin. Com Jeff Bridges, Jessica Lange. Dino de Laurentiis produziu essa refilmagem crente de que tinha uma futura estrela nas mãos: Lange. Não deu outra. O problema é que a comparação com a história original (dos anos 30) é constrangedora.

Errado pra Cachorro
Rede TV!,16h.
(Who's Minding the Store?). EUA, 1963, 90 min. Direção: Frank Tashlin. Com Jerry Lewis, Jill St. John, Agnes Moorehead. St. John é a bela filha da dona de uma loja de departamentos que se apaixona pelo aloprado Jerry, babá de cachorros. Outra comédia antológica da dupla Lewis/ Tashlin, das maiores.

O Mundo Segundo Garp
Bandeirantes, 15h30.
(The World According Garp). EUA, 1982, 136 min. Direção: George Roy Hill. Com Robin Williams, Glenn Close, Jessica Tandy, John Lithgow. T.S. Garp (Williams) é um escritor que enfrentará problemas com sua mãe (Close), uma radical feminista disposta a desenvolver sua carreira literária. A ver.

A Rede
Bandeirantes, 20h.
(The Net). EUA, 1995, 114 min. Direção: Irwin Winkler. Com Sandra Bullock, Jeremy Northam, Diane Baker. Ao acessar inadvertidamente um site da Internet, a analista de sistemas Sandra Bullock se vê envolvida por rede infernal.

Esquadrão Cobra
Record, 22h45.
(Snake Eater). EUA, 1988, 95 min. Direção: George Erschbamer. Com Lorenzo Lamas, Josie Belt. Ex-policial dedica-se a velha obsessão: encontrar a irmã, que foi sequestrada, e vingar a família, que foi chacinada.

A Morte Comanda o Cangaço
Cultura, 23h.
Brasil, 1960, 100 min. Direção: Carlos Coimbra. Com Alberto Ruschel, Milton Ribeiro, Aurora Duarte, Ruth de Souza. Uma visão um tanto paulistana do cangaço, nessa história do bando que ataca coronel que julga responsável pelo sumiço de um companheiro.

O Monstro Canibal
Bandeirantes, 0h.
(Cellar Dweller). EUA, 1987, 75 min. Direção: John Carl Buechler. Com Deborah Mullowney, Brian Robbin, Yvonne de Carlo. Desenhista retoma monstro de história em quadrinhos cujo criador morrera anos antes. A partir daí, ele torna-se vítima do protagonista da HQ.

Emmanuelle, uma Lição de Amor
Bandeirantes, 2h.
(Emmanuelle, a Lesson in Love). 1994, 95 min. Direção: David Cove. Com Krista Allen. Emmanuelle agora dedica-se a extraterrestres dispostos a aprender sobre o amor.


DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
O valor do homem visto de uma nave
"Os Eleitos" (Warner, 22h) contrapõe a figura magnífica de Chuck Yeager -herói individualista, primeiro aviador a romper a barreira do som- aos astronautas, homens cujo eventual valor pessoal é soterrado em favor do projeto impessoal de colocar uma nave no espaço.
O filme de Philip Kaufman toma as dores de Yeager, o herói esquecido, mas não em termos de nostalgia romântica, e sim de observação das transformações impostas pelo tempo.
Ser astronauta não é ser o aventureiro dos ares. É possuir o estofo (eventualmente medíocre, sugere o filme) exigido por seu momento. Filme notável, que merece ser visto e comparado ao atual "Cowboys do Espaço", que é uma espécie de vingança fictícia dos Chuck Yeagers. (IA)


SÉRIE
Programa enfoca integrantes de escola de samba
Hoje, às 20h30, o canal GNT reprisa o último episódio da série "Seis Histórias Brasileiras", que procura fazer um retrato íntimo da população brasileira. Com o nome de "Ensaio Geral", o episódio mostra a vida de integrantes de uma escola de samba carioca durante a preparação para o desfile que celebrou os 500 anos do Descobrimento. A atração, que tem duração de 90 minutos, é uma co-produção do GNT e da VideoFilmes e foi produzida por meio de uma colaboração entre o jornalista Flávio Pinheiro e o diretor Arthur Pontes.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Sinuca
Próximo Texto: José Simão: Buemba! A cédula maldita no Império da Mãe Joana!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.