São Paulo, domingo, 11 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inédito, terceiro "Racional" deve virar CD em 2008

Álbuns foram gravados em 1975; série agora revelada inclui jingles feitos pelo cantor para divulgar a Cultura Racional

Técnico de estúdio que gravou dois primeiros discos encontrou faixas retidas supostamente por falta de pagamento de Tim Maia

DA SUCURSAL DO RIO

Tim Maia vem sendo lembrado em vários projetos, mas nenhum se compara em importância ao que está previsto para 2008: o lançamento do CD "Racional 3".
Neste ano, um técnico do estúdio onde foram gravados "Racional 1" e "Racional 2" -discos feitos em 1975 para divulgar o movimento Cultura Racional- descobriu uma fita que, ao que parece, lá ficara retida por falta de pagamento da parte de Tim. A fita foi parar na mão de um produtor, que depois a mostrou a Nelson Motta. Segundo quem ouviu, não são sobras, mas faixas inéditas.
A gravadora EMI planeja lançar o CD em 2008 depois de conseguir as autorizações necessárias. Ainda há quatro possíveis bônus: jingles feitos para divulgar a Cultura Racional.
O "Racional 1" foi lançado em CD pela Trama, mas o "2" continua inédito em versão digital.
Tim chegou à Cultura Racional por acaso, folheando o livro "Universo em Desencanto" na casa do compositor Tibério Gaspar. Achou ter descoberto o sentido da vida.
"Tudo em Tim era muito. Ele entrou e ficou fanático. Foi bom para ele se desintoxicar, afastar-se das coisas mais daninhas e malignas. Mas depois se desiludiu. Como era dos extremos, foi do 8 para o 80 após ter ido do 80 para o 8", diz Gaspar.
O pianista e compositor Carlos Dafé foi outro amigo fiel de Tim e, nos anos 70, presença constante em seu apartamento de Copacabana. "Sabia a hora de chegar, sabia a hora de sair", explica ele, que certa vez tentou se esconder do amigo por estar de roupa colorida e tomando chope, proibidos pela Cultura Racional.
"Carlos Dafé, não adianta se esconder. Levantai! Racional Superior está vendo você escondido atrás desse carro", trovejou o cantor.
Dafé participa dos shows que o coletivo Instituto está fazendo com faixas do "Racional". Os próximos são no Auditório Ibirapuera, em 1º e 2 de dezembro.
Com Marcelo Camelo e outros convidados, a Orquestra Imperial também vem homenageando Tim no projeto "Accenture Performances". Haverá show no Vivo Rio, no Rio, no próximo dia 21.
Na TV, o cantor foi tema do programa "Mosaicos", da TV Cultura", na última sexta, e será do "Por Toda Minha Vida", da Globo, em 14 de dezembro.


Texto Anterior: Filho do cantor é "cliente do ano do fórum"
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.