São Paulo, sábado, 12 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco Santos cria instituto cultural

DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo ganha em abril um novo espaço cultural administrado por um banco. A cidade, que já conta hoje com o Centro Cultural Banco do Brasil e o Instituto Itaú Cultural, terá também o Instituto Cultural Banco Santos.
"Será um instituto voltado para a preservação da memória do país", diz Edemar Cid Ferreira, presidente do Banco Santos. O espaço funcionará na rua Hungria, nova sede do banco, próximo à marginal do rio Pinheiros, com projeto do arquiteto Júlio Neves, e será inaugurado no dia 1º de abril. "Temos uma importante coleção de mapas e documentos do país, portanto voltada à memória, daí nosso objetivo principal", explica Ferreira.
O instituto contará com uma área expositiva de 1.600 m2, no andar térreo do edifício. O diretor do espaço é Roberto Bertani, gerente da área de marketing do banco, e o espaço não contará com uma grande estrutura interna. "Trabalharemos com curadores convidados, e as montagens serão realizadas por empresas terceirizadas."
A primeira mostra programada, para a abertura do espaço, com obras da coleção do banco, deve excursionar depois por universidades em outras cidades do país.
Recentemente, Ferreira foi cotado para assumir a presidência do Museu de Arte de São Paulo, atualmente dirigido justamente por Júlio Neves. "Fico honrado com a lembrança, mas acho que Neves está tendo uma ótima administração e eu estou muito ocupado." (FCY)



Texto Anterior: Museus franceses sofrem queda no número de visitantes em 2001
Próximo Texto: Livros/lançamentos - "O Quadro da Menina de Azul": Autora peca pela falta de relevo narrativo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.