UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRA FREQUÊNCIA

Ibope testa medidor ambulante de audiência

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ibope apresentará ao mercado ainda neste mês um aparelho que deve mudar completamente a medição de audiência no rádio. Trata-se de uma espécie de pager para acompanhar o ouvinte o dia todo, registrando toda vez que ele ouvir alguma estação, inclusive por walkman.
Em parceria com a empresa Arbitron (EUA), fabricante da engenhoca, o Ibope, além de no Brasil, fará testes no México, Chile, Colômbia e Argentina.
Atualmente, a medição de rádio é feita por meio de pesquisa. Diariamente, 200 pessoas são entrevistadas na Grande São Paulo e respondem que rádio ouviram ontem, anteontem e em quais horários.
Chamado de "recall", o método costuma desagradar os donos de AMs e FMs. A maioria considera difícil as pessoas lembrarem exatamente como ouviram rádio nos dois dias anteriores à entrevista.
Para a medição ambulante funcionar, as estações deverão instalar em suas antenas um gerador de sinal. Sempre que a pessoa ouvir rádio, o aparelho (que pode estar preso ao cinto, por exemplo) registra automaticamente. À noite, o ouvinte coloca o pager num berço, que recarrega sua bateria e transmite os dados ao Ibope.
No Brasil, os testes serão feitos com dois aparelhos e duas emissoras. A Band deverá ser uma dos convidadas para o projeto piloto.
Para tentar atenuar as queixas dos empresários do setor, o Ibope também anunciará um aumento da amostra em SP, de 200 entrevistados ao dia para 220, e algumas mudanças técnicas na pesquisa. Deverá fazer sucesso a inclusão de perguntas sobre consumo. Perto do Dia das Mães, por exemplo, o dono de uma FM saberá que seu ouvinte quer comprar um fogão de presente. Será mais um forma de tentar conquistar o (tão escasso) anunciante.
 
Padre Marcelo Rossi, que em SP pôs a Globo AM em primeiro lugar, começa a melhorar o ibope da rádio no Rio. Das 9h às 10h, a audiência estava em queda desde julho. Com a saída de Haroldo de Andrade (locutor da AM havia 42 anos), o horário perdeu 26 mil ouvintes por minuto (caiu para 320 mil). Em dezembro, o religioso entrou na faixa horária e, já no primeiro mês, recuperou 9.000.
 
A Energia 97 FM (97,7 MHz, em SP) estreou no último sábado o "Clubtronic Especial", um programa que toca dance music e dá informações sobre música eletrônica. A atração, semanal (sábado, às 21h), terá entrevistas e até fofoca, com a apresentação de Cláudia Assef e Patrícia Corrêa.

laura@folhasp.com.br


Texto Anterior: João Paulo Cunha: Pão, cinema e diversão
Próximo Texto: Música: Projeto de Niemeyer sai do papel este mês
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.