São Paulo, segunda-feira, 12 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro e debate discutem o cinema latino-americano

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha e a editora Annablume promovem hoje, a partir das 19h, no Espaço Unibanco, o lançamento do livro "Vizinhos Distantes", da jornalista Denise Mota. Haverá debate com a autora, os distribuidores e exibidores André Sturm e Adhemar Oliveira, e o professor da Unicamp Fernão Ramos. Em seguida, será exibido "Aura", último longa do diretor argentino Fabián Bielinsky, morto em junho de 2006.
Desdobramento da dissertação de mestrado da jornalista na USP, o livro (R$ 30; 206 págs.) busca apontar as condições, problemas e perspectivas do cinema no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
A autora se debruça sobre questões como as políticas públicas de incentivo ao cinema, as dificuldades das cinematografias nacionais de romper com os esquemas de inserção dos produtos norte-americanos e, ainda, o que ela chama no livro de "universo paralelo" da exibição, nos quatro países.
"Trata-se de um setor que caminha de forma independente das crises, mudanças e demandas das sociedades em que atuam", diz Denise, colaboradora da Folha.
"Um exemplo evidente é o fato de que, apesar de o cinema ter deixado há muito de ser um entretenimento barato no Brasil, as arrecadações em bilheteria não atravessaram o mesmo problema. Impôs-se o sistema multiplex e o negócio do cinema continua funcionando para esse setor cinematográfico. Aumentou-se o preço do ingresso, e as salas se concentraram em shoppings."
O Espaço Unibanco fica na r. Augusta, 1.475, SP; tel. 0/xx/ 11/3288-6780. A entrada é franca (para assistir ao filme, é necessário retirar senha no local a partir das 19h).


Texto Anterior: Guilherme Wisnik: Amadorismo crítico
Próximo Texto: Pioneira da videoarte brasileira, Leticia Parente ganha mostra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.