São Paulo, quinta-feira, 12 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paisagem ocre domina mostra de Luzzati

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

A paisagem, seja ela em vagarosa mudança, como a vista nas imediações do porto de Vitória, ou em alta velocidade, como a que surge pela janela de um trem, é um dos temas principais da obra da paulistana Mariannita Luzzati, 45, que ganha exposição na galeria Baró Cruz.
Luzzati, artista que surgiu no final dos anos 80 e que hoje divide suas atividades entre São Paulo e Londres, exibe sete pinturas, seis monotipias (um tipo de gravura) e um vídeo em sua mostra na galeria paulistana.
"Fiz essa série nos últimos três anos. Tive a ideia para criá-la quando fiquei observando o movimento dos navios no porto de Vitória. Fica uma fila imensa de embarcações no horizonte, das formas mais diversas, esperando a autorização para descarga e com um movimento muito próprio, bem lento", conta a artista, que fez "Ocupações", uma de suas principais mostras, no Museu Vale, em Vila Velha (ES), no ano de 2006.
Várias telas exibem um ocre típico da região, presente nos contêineres do porto, na corrosão dos navios, na areia das praias. "Mas é uma coisa do ar. Esse tom muito característico está na atmosfera do lugar", diz Luzzati. Outra influência são as serras de Minas Gerais, que a artista conheceu por viagens de trem na linha Vitória-Minas.
O ocre invade o oceano mostrado por Luzzati no único vídeo da exposição, conferindo à paisagem marítima uma aparência algo infernal. A paisagem construída vai ao encontro da síntese da obra de Luzzati, segundo o crítico de arte Paulo Herkenhoff: "O olhar vagueia entre o imaginário e a razão".


MARIANNITA LUZZATI
Quando: de ter. a sex., das 11h às 19h, e sáb., das 11h às 17h; até 11/4
Onde: galeria Baró Cruz (r. Clodomiro Amazonas, 528, tel. 0/xx/ 11/ 3167-0830); livre
Quanto: entrada franca



Texto Anterior: Contra crise, Bienal do Mercosul cresce
Próximo Texto: Comida: Prós e contras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.