São Paulo, quinta-feira, 12 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Televisão/Comida

Maior restaurante do mundo tem 300 chefs

DA REPORTAGEM LOCAL

Não fossem as legendas, passaria facilmente por um treinamento militar. Moças uniformizadas, e em fila, repetindo "mantras" à exaustão: "vamos trabalhar como um time, fazendo o nosso melhor", "os clientes são as pessoas mais importantes do restaurante", "sorria enquanto serve"... E por aí vai.
Talvez por isso, e também pela puxada carga horária, os baixos salários e a refeição ruim oferecida, os funcionários do maior restaurante do mundo, o chinês West Lake, em Changsha, na Província de Hunan, logo pedem demissão -poucos chegam a um ano de trabalho.
Num país de dimensões continentais e com uma população tão grande, o restaurante-tema do documentário exibido hoje pelo canal pago GNT (e no fim do mês pelo festival É Tudo Verdade) parece condizente com essa realidade. Mas a grandiosidade é angustiante. Capacidade? 5.000 pessoas. Cozinheiros? 300. Cozinhas? Cinco.
Consumo semanal de ingredientes? 700 frangos, 200 cobras, 1.200 kg de carne de porco, 5.600 kg de vegetais... Sem falar no treinamento promovido pela proprietária, Qin Linzi. Em um deles, vários cozinheiros têm como desafio preparar, em menos tempo, um peixe frito... ainda vivo. Para servir 5.000, só fazendo treinamento de guerra mesmo.


O MAIOR RESTAURANTE DO MUNDO
Quando: hoje, às 21h
Onde: GNT
Classificação indicativa: não informada



Texto Anterior: Nina Horta: O cozinheiro invisível de Paraty
Próximo Texto: Televisão/Crítica: Paisagens são o melhor de "Diários de Motocicleta"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.