São Paulo, Sexta-feira, 12 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVROS
Prêmio, criado em 1957, será entregue em abril, durante Salão do Livro de São Paulo
CBL anuncia vencedores do Jabuti

da Reportagem Local

Um número mais diversificado de editoras, inclusive de pequeno porte, tiveram livros escolhidos entre os melhores do ano para receber o prêmio Jabuti 1999, divulgado anteontem. A entrega será no dia 23 de abril em São Paulo.
O prêmio, criado em 57 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), é considerado o mais importante da literatura brasileira.
São contempladas obras de ficção nas categorias romance, conto e crônica, poesia e infanto-juvenil, e não-ficção, com obras ensaísticas, biografias, economia e reportagem, entre outras.
Durante a entrega do Jabuti, no Salão do Livro, serão conhecidos os principais vencedores do prêmio nas categorias ficção e não-ficção, que receberão R$ 12 mil cada um. Os primeiros colocados em todas as categorias receberão um prêmio no valor de R$ 1.000.
Na premiação deste ano aparecem nomes como o da Companhia das Letras ou Record, de grande porte, ao lado de editoras menores, como a gaúcha Mercado Aberto ou a Educ, da PUC (Pontifícia Universidade Católica) paulista, que recebe o Jabuti pela primeira vez com o livro ""As Ciências em Portugal e no Brasil", de Márcia Helena Mendes Ferraz.
No total, 32 editoras foram contempladas entre os 45 prêmios concedidos. ""Isso significa que a qualidade na edição de livros está mais pulverizada, o que é positivo", disse José Luiz Goldfarb, da CBL, coordenador do prêmio.

Dupla premiação
Foram contemplados, entre outros, os autores Modesto Carone, com o romance ""Resumo de Ana", o poeta Haroldo de Campos, pelo livro ""Crisantempo", e o jornalista Eduardo Bueno, com o best seller do ano passado, ""A Viagem do Descobrimento".
É a segunda vez que Haroldo de Campos, premiado recentemente com o internacional ""Octavio Paz" de poesia, ganha o Jabuti.
Houve também quem ganhasse duas vezes este ano. Lília Schwarcz foi premiada pela autoria do histórico ""As Barbas do Imperador" e pela coordenação da coleção História da Vida Privada, ao lado do historiador Nicolau Sevcenko.
O autor infanto-juvenil Ricardo Azevedo também recebeu dois prêmios por duas editoras distintas: ""A outra Enciclopédia Canina", pela Companhia das Letras, e ""Dezenove Poemas Desengonçados", pela Ática.
O editor e tradutor Cláudio Giordano ganhou o Jabuti com sua tradução e publicação do clássico catalão ""Tirant lo Blanc", romance de cavalaria anterior ao ""Dom Quixote" e que nunca havia sido publicado no Brasil.


Texto Anterior: "Central" estréia hoje no Reino Unido
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: A voz e a hora do poeta Mário Faustino
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.