São Paulo, quinta-feira, 12 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Van Gogh abre Coleção Folha Grandes Mestres

Pintor holandês se notabilizou por gênio criativo e comportamento controverso

Livros podem ser comprados em bancas a partir deste domingo; quem adquirir o primeiro exemplar, leva volume sobre Paul Cézanne


DA REPORTAGEM LOCAL

Alguns dos conhecidos estereótipos sobre a figura do artista como um ser incompreendido, deslocado e louco são baseados na biografia do holandês Vincent Van Gogh (1853-1890), graças à sua peculiar história e seu controverso comportamento, que culminou com o suicídio, aos 37 anos.
Entretanto, por trás do que alguns chamam de "mente doentia" e "alma perturbada", Van Gogh não era um gênio isolado - como alguns românticos acreditam-, mas um artista totalmente integrado ao seu tempo. Quando jovem, ele trabalhou em uma galeria de arte, o que lhe permitiu viajar pela Europa constantemente. Depois, foi amigo de vários impressionistas, até aproximar-se de Gauguin, com quem teve uma amizade conturbada.
Essas são algumas informações que constam do primeiro exemplar da Coleção Folha Grandes Mestres da Pintura, dedicado a Van Gogh, que estará nas bancas no próximo domingo. Quem comprar o primeiro exemplar, a R$ 12,90, leva também o segundo, dedicado ao francês Paul Cézanne.
A coleção foi desenvolvida pela editora espanhola Sol 90 e, no Brasil, teve revisão de Caru Duprat, professora e coordenadora de pós-graduação em história da arte da Faap. O design das capas é de autoria da designer Eliane Stephan.
No volume dedicado ao holandês, assim como nos outros 19 da coleção, há uma breve introdução que resume a vida do artista, um quadro sinótico com os principais marcos de seu tempo, uma biografia e uma galeria em que se analisam 28 trabalhos, como "A noite estrelada", uma de suas obras-primas, pertencente ao MoMA.


Texto Anterior: Zimbo Trio volta com "sangue novo"
Próximo Texto: Dança: Grupo Grial transforma arte popular em contemporânea
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.