São Paulo, Quarta-feira, 12 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Spike Lee é destaque das mostras paralelas

do enviado especial

O lançamento mundial de "Summer of Sam", de Spike Lee, é a grande atração das mostras paralelas de Cannes-99. O filme será exibido dentro da Quinzena dos Realizadores, neste ano sob nova direção. "O Outro", do egípcio Youssef Chahine, "The Winslow Boy", do americano David Mamet, e "As Bodas de Deus", do português João César Monteiro, destacam-se na seleção Um Certo Olhar.
Os dois principais lançamentos americanos do ano estão fora do festival. "A Ameaça Fantasma", de George Lucas, será lançado nos EUA na metade do evento. Vai por certo roubar muita atenção.
Já "Eyes Wide Shut", de Stanley Kubrick, só estréia em julho próximo. Seu lançamento europeu foi conquistado pelo festival de Veneza, em setembro. Cannes contenta-se, assim, em celebrar Kubrick com uma mostra fotográfica.
O ator Michel Piccoli e o realizador Francis Veber serão homenageados, respectivamente, nos dias 15 e 18. Será de Sean Connery a noite do sábado, dia 14. O vencedor da Palma de Ouro de 1998, Theo Angelopoulos, profere a tradicional "Lição de Cinema", no dia 19.
A retrospectiva histórica embala a Croisette com "O Filme de Amor". A seleção mistura clássicos europeus e americanos, num arco que vai de "Camille" (1921) a "Bonnie e Clyde - Numa Rajada de Balas" (1967).

Curtas
A forte presença asiática no festival deste ano confirma-se também nas disputas de curtas. O feito do ano é da Coréia, que emplacou três curtas na corrida pela Palma de Ouro e um na competição da Cinéfondation.
Esta última selecionou curtas realizados em 17 escolas de cinema. Dez são européias e nenhuma do Terceiro Mundo. Apenas duas emplacaram dois filmes: a HMDK, da Áustria, e a NFTS, da Grã-Bretanha. A University of Southern California classificou o isolado concorrente norte-americano. (AL)


Texto Anterior: Cannes aposta em famosos e se afasta de Hollywood
Próximo Texto: Polícia acha bomba em prédio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.