São Paulo, Quarta-feira, 12 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
"Força de um Desejo" agrada, mas não levanta a audiência

Divulgação
A atriz Malu Mader, que faz o papel da cortesã Ester na nova novela das seis da Globo, "Força de um Desejo"


FRANCISCO MARTINS DA COSTA
Editor do TV Folha

Há muito não se via um primeiro capítulo de novela tão bom como o de "Força de um Desejo", que estreou anteontem na faixa das 18h na Rede Globo.
Pena que pouca gente assistiu. A audiência não correspondeu às expectativas. No capítulo de segunda-feira, a média ficou em 30 pontos, segundo o Ibope (cada ponto equivale a aproximadamente 80 mil telespectadores na Grande São Paulo).
"Pecado Capital", sua antecessora, um "mico" em termos de audiência, registrava médias entre 27 e 28 pontos, bem abaixo do "trilho" estabelecido pela Globo. Para ficar dentro da faixa desejada pela emissora, uma novela das seis deve ter média de audiência entre 35 e 45 pontos.
Como em TV "nada se cria, tudo se copia", o novo folhetim das seis lembra outras várias tramas da Globo. Tem o cafezal de "O Rei do Gado", tem o jovem casal central de "Labirinto", tem os escravos de "Sinhá Moça" e "Escrava Isaura", além de uma boa quantidade de cenários e figurinos reciclados da minissérie "Chiquinha Gonzaga".
Com uma produção muito caprichada e um elenco recheado pelos astros prediletos de Gilberto Braga (José Lewgoy, Sonia Braga, Reginaldo Faria, Malu Mader etc), o capítulo de estréia só cometeu o capital pecado de apresentar algumas cenas arrastadas demais, como aquela em que a baronesa executa um longo noturno de Chopin ao piano. Para quem quer segurar a audiência que acabou de ver "Malhação", faltou ritmo.
Outros pontos negativos foram a abertura (a idéia e o recurso utilizado para transformar correntes de escravos em um colar de pérolas são muito bregas), a "moleza" de alguns escravos (um deles colhia café sentado) e a atuação de Sonia Braga, que não teve uma fala de "impacto", só chorou.
Mas as coisas prometem melhorar -desde ontem já cresceu a participação de Malu Mader.


Avaliação:



Texto Anterior: Grande cadeia de lojas de discos americana abre filial virtual
Próximo Texto: Cinema: Estreante faz "street movie" sobre SP
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.