São Paulo, sexta-feira, 12 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Documentário

Produção debate morte de Pasolini

DA REPORTAGEM LOCAL

"Quem Fala a Verdade Deve Morrer", produção holandesa dirigida por Philo Bregstein em 1981, é um estranho título que debate o legado do cineasta, poeta e escritor Pier Paolo Pasolini (1922-1975) e as circunstâncias de sua morte.
Pasolini foi um dos mais importantes intelectuais italianos, autor de grandes obras cinematográficas ("Saló, Os 120 Dias de Sodoma" e "O Evangelho Segundo São Mateus", por exemplo) e literárias.
O documentário, quando centra seu foco nessa variada produção, é interessante. Ver imagens de seus longas, renovadores e com poucas concessões, recheados de não atores, é sempre gratificante.
Também pontos de destaque são os seus poemas recitados, infelizmente com pouca circulação no Brasil, que atestam seu papel central nas letras modernas da Itália.
"Quem Fala..." também tem depoimentos de figuras importantes na cultura italiana, como o diretor Bernardo Bertolucci e o escritor Alberto Moravia (1907-1990).
No entanto, quando a produção desanda a tentar estabelecer razões obscuras do assassinato de Pasolini, as teorias conspiratórias dão o tom e acabam por fazer submergir as qualidades anteriores do documentário. (MARIO GIOIA)


QUEM FALA A VERDADE DEVE MORRER
Quando: amanhã, às 17h
Onde: Eurochannel
Classificação: não informada




Texto Anterior: Borges quer feira business para SPFW
Próximo Texto: Televisão/Crítica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.