São Paulo, sábado, 12 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

comentário

Obra é uma fábula em quadrinhos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma das definições de "fábula" é: curta narrativa que tem entre os personagens animais que agem como seres humanos, e que ilustra um preceito moral.
"Leões de Bagdá" é uma fábula em quadrinhos. Afinal, os protagonistas são quatro leões que, de uma hora para a outra, vêem-se livres do zoológico. Eles, que estiveram a vida inteira presos, dividem-se sobre sua nova condição.
Os mais novos estão radiantes: tudo é novidade. A mais velha do bando, porém, prefere a segurança de viver presa no zoológico ao perigo caótico de viver solta na selva perigosa.
Mas quem seriam os leões de Bagdá, com suas dúvidas, seus medos e orgulhos? Seria uma metáfora do povo iraquiano, que se viu fora das grades com a chegada dos EUA? Ou seria algo maior, falando de todos nós, seres humanos complexos? Algumas fábulas prescindem de manual de interpretação: basta lê-las (ou ouvi-las) e senti-las. (PEDRO CIRNE)



Texto Anterior: Animais de guerra
Próximo Texto: Astrologia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.