São Paulo, terça-feira, 12 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lançamentos preenchem lacunas sobre as vidas de grandes atrizes

Damas do teatro ganham voz; biografia enfoca Lilian Lemmertz

GABRIELA MELLÃO
DE SÃO PAULO

Se não fosse pela mãe, talvez Lilian Lemmertz tivesse passado a vida longe dos palcos. Graças à insistência dela, aceitou o convite de um amigo do curso de inglês para fazer teatro. Ele era o ator e diretor Antônio Abujamra.
Bibi Ferreira estreou no teatro com apenas 24 dias de vida, no colo de sua madrinha. Ela substituía uma boneca sumida.
Histórias como essas dão sabor para dois livros que foram publicados recentemente e recuperam trajetórias de intérpretes importantes da história teatral do país.
Em "As Grandes Damas e um Perfil do Teatro Brasileiro", lançado pela editora Tinta Negra, as próprias atrizes contam suas histórias. Convidadas pela jornalista Rogéria Gomes, Bibi Ferreira, Eva Todor, Beatriz Lyra, Beatriz Segall, Laura Cardoso, Eva Wilma, Nicette Bruno, Norma Blum e Ruth de Souza deram depoimentos sobre suas vidas tanto dentro quanto fora dos palcos.
Já "Lilian Lemmertz - Sem Rede de Proteção", da Imprensa Oficial, é uma mistura de livro de arte e de biografia dessa atriz que teve grande importância em seu tempo. Ela foi ganhadora de prêmios como o Molière, no teatro, e o Kikito, no cinema.

ESQUECIMENTO
O escritor e roteirista da TV Globo Cleodon Coelho, autor do livro, conta que, quando começou a trabalhar na obra, no final de 2007, sua preocupação era trazer à tona a história de Lilian, que estava um pouco esquecida. "Era uma grande atriz, mas na minha opinião sua importância não era reconhecida à altura", comenta.

IDAS E VINDAS
Com o decorrer do tempo, o material recolhido foi ficando tão vasto que o autor e Julia Lemmertz, única filha da atriz, resolveram transformar aquela obra numa edição especial.
Além de textos, o livro reúne fotos pessoais e profissionais, programas das peças e cartazes de filmes. Ao contrário dos depoimentos de "As Grandes Damas", que seguem ordem cronológica, Coelho buscou desnudar sua personagem indo e voltando no tempo diversas vezes.
Além de contarem histórias de vida de grandes atrizes do país, os dois livros apresentam parte da história do teatro, arte que por ser efêmera tem carência crônica de obras documentais.

LILIAN LEMMERTZ - SEM REDE DE PROTEÇÃO

AUTOR Cleodon Coelho
EDITORA Imprensa Oficial
QUANTO R$ 30 (292 págs.)

AS GRANDES DAMAS - E UM PERFIL DO TEATRO BRASILEIRO

AUTORA Rogéria Gomes
EDITORA Tinta Negra
QUANTO R$ 45 (232 págs.)


Texto Anterior: Temas sociais marcam debates no festival
Próximo Texto: Autor do pavilhão do Brasil em Veneza cai no ostracismo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.