São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BBC abre "filial" no Brasil e quer se associar a TVs

Divulgação
BBC PROMOVE FEIRA DE PROGRAMAÇÃO NO BRASIL
A série documental "Galápagos" é uma das atrações que a emissora apresenta durante evento voltado para compradores latino-americanos, no começo da semana que vem, no Rio

Redação em SP, inaugurada hoje, será "ponte" entre rede inglesa e América Latina

Objetivo é produzir reportagens em inglês, para o mercado internacional, e em português para internet e emissoras nacionais


LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A britânica BBC, uma das principais redes de comunicação do mundo, inaugura hoje uma sucursal em São Paulo, que será sua "ponte" com o Brasil e a América Latina.
O objetivo é ampliar a cobertura jornalística na região para o mercado internacional, com reportagens em inglês, além de produzir conteúdo em português para rádios brasileiras, TV e internet. Segundo Américo Martins, diretor da BBC Brasil, com o escritório local a rede espera fechar mais parcerias com emissoras nacionais. Hoje, boletins noticiosos da BBC são veiculados na CBN, Eldorado, rádio Globo e na TV Bandeirantes. "Nossa intenção é também buscar uma parceria mais profunda com um canal de televisão para criar a TV BBC Brasil."
O país antes contava com dois correspondentes, um brasileiro e um inglês. Agora serão oito jornalistas brasileiros, além da estrutura da sede, que funcionará no Centro Brasileiro Britânico. Toda a equipe trabalhava em Londres, no serviço brasileiro da BBC, a BBC Brasil. Dois terços dos profissionais permaneceram na Inglaterra e um terço se mudou para SP.
O foco dos boletins da BBC Brasil era a cobertura internacional com um olhar brasileiro. Segundo Martins, esse objetivo permanece, mas será ampliado. "Nossa intenção é cobrir o Brasil de forma diferenciada. Não queremos competir com a mídia nacional nem ficar preso ao factual, mas produzir grandes reportagens sobre os principais temas do país, como as eleições, por exemplo", afirma Martins.
Ele nega que a mudança dos jornalistas para o Brasil tenha como objetivo a contenção de custos. "No final, vamos empatar nos gastos. A BBC sempre trabalha com orçamento fixo. Logo, ampliações de um lado exigem cortes de outro."
A BBC (British Broadcasting Corporation) é a maior rede pública britânica. A programação da Inglaterra é sustentada por uma taxa anual cobrada dos telespectadores. O serviço mundial em outras línguas -do qual faz parte a BBC Brasil- é custeado pelo Ministério de Relações Exteriores do país.
Com a inauguração da Redação em São Paulo, o Brasil passa a ter uma das maiores estruturas internacionais da rede britânica, que já conta com escritórios nos EUA, países da África, Moscou, Nova Déli e outros.


Texto Anterior: Religião: Série debate papel da mulher no islã
Próximo Texto: Bernardo Carvalho: Mães e guerras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.