São Paulo, terça-feira, 12 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA ROCK

Força do Rage Against the Machine supera falhas de som

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
ENVIADO ESPECIAL A ITU

Havia tanta expectativa dos fãs pelo primeiro show do Rage Against the Machine no Brasil que nem os lamentáveis problemas de som e de organização conseguiram estragar a festa.
Com uma apresentação concisa e explosiva, o quarteto empolgou a plateia.
A introdução do show, com uma sirene soando enquanto surgia a bandeira do Exército Zapatista de Libertação Nacional, já deixava claro o tom político (e de confronto) que é marca registrada da banda.
Na música, isso se traduz em um som extremamente agressivo, marcado pela metralhadora vocal de Zack de la Rocha e pela guitarra distorcida de Tom Morello.
O efeito sobre o público é notável -já nos primeiros acordes de "Testify", na abertura, os fãs começaram a pular e a abrir as tradicionais rodas de "pogo" (dança punk com socos e chutes).
A crônica inabilidade dos festivais brasileiros para lidar com esse tipo de audiência quase levou a um acidente grave quando a plateia, imprensada entre estruturas de metal, derrubou a barreira que demarcava a famigerada área VIP.
Isso causou a primeira interrupção -a segunda viria depois de o som falhar durante "Township Rebellion", a sexta música da noite.
Foram momentos que irritaram os fãs e quebraram a unidade da apresentação em sua parte mais memorável -uma sequência com "Bombtrack", "People of the Sun" (que Zack dedicou "aos nossos irmãos do MST"), "Know Your Enemy" e "Bulls on Parade".
No geral, entretanto, a força da banda e a comunhão com o público foram maiores do que as adversidades. O Rage esteve no Brasil e quem viu não se esquecerá.


RAGE AGAINST THE MACHINE
AVALIAÇÃO ótimo




Texto Anterior: Crítica rock: Sem carisma, Kings of Leon decepciona fãs
Próximo Texto: Crítica MPB: Público eleva a clássicas músicas de Los Hermanos; Mutantes provam seu valor
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.